Saúde mental e o equilíbrio perfeito entre o yoga e a corrida

Mika Castro | Bem Estar · 26 abr, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.

Saúde mental e o equilíbrio perfeito entre o yoga e a corrida

Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis.

A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Com base nas evidências mais recentes disponíveis, apresentando exemplos de boas práticas e expressando a experiência de vida das pessoas, o relatório da OMS destaca porquê e onde a mudança é mais necessária e como ela pode ser melhor alcançada. Convida todas as partes interessadas a trabalharem juntas para aprofundar o valor e o compromisso dado à saúde mental, remodelar os ambientes que influenciam a saúde mental e fortalecer os sistemas que cuidam da saúde mental das pessoas.

De acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, mais de 110.000 mortes poderiam ser evitadas nos Estados Unidos com a adição de apenas 10 minutos de atividade física diária por adultos acima dos 40 anos. A longevidade saudável trazida pelo exercício não vem apenas de benefícios ao corpo, mas também à saúde mental.

 É fato: saúde física e mental andam juntas. 

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, dança, caminhada, corrida, yoga e treino de força são os exercícios mais eficazes para aliviar a depressão. E quanto mais vigorosa for a atividade física, maiores serão os ganhos para a saúde mental.

A prática de atividades físicas, especialmente em grupo, fortalece o sentimento de conexão e pertencimento.

Seja em uma aula de dança, um grupo de corrida ou uma sessão de yoga, a interação social que acompanha essas atividades pode ser tremendamente benéfica para aqueles que buscam apoio e comunidade.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Em um mundo acelerado e muitas vezes estressante, o exercício físico surge como um meio de calma e serenidade. A prática regular ajuda na regulação do cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de relaxamento e paz. Isso é particularmente benéfico para indivíduos que lutam contra a ansiedade e o estresse crônico.

Te convido a ver o exercício físico não apenas como uma tarefa ou um meio para alcançar a saúde física, mas como um poderoso instrumento de transformação mental e emocional. Encorajo você a explorar diferentes formas de exercício, encontrar aquela que você se identifica e observar as mudanças positivas que ela pode trazer para sua vida.

Lembre-se, estamos aqui para apoiá-lo nessa jornada. Com o apoio de bons profissionais você cuida da sua mente da mesma forma como cuida do corpo.

Namastê

Mika Castro

Ver todos os posts

Mika Castro é Fisioterapeuta há 22 anos e Especialista em Anatomia do Yoga e Fisiologia do Exercício resistido - na saúde, na doença e no Envelhecimento pela USP. Iniciou suas formações com as terapias que integram corpo, mente e espírito através da Reeducação Postural Global - RPG, passando pelas seguintes formações : Pilates, Gyrotonic e Acupuntura. É instrutora de Hatha Vinyasa Yoga e Meditação desde 2014. Formada também em SHAKTI NAAM YOGA e YOGA DANCE. Para complementar e somar é mestre em REIKI e utiliza das BARRAS DE ACCESS com ferramentas e processos para facilitar a consciência do todo. Sua mais recente formação licenciada também pelo método Low Pressure Fitness Nível 1, 2 e 3. Encontre-a no IG: @mikacastro