Sandro (esquerda) Aldemir e Bruno Lins: os três tem índice para os 200 metros (foto: Fernanda Paradizo/ ZDL)
Dois velocistas brasileiros conquistaram no sábado (28/04) o índice para as provas dos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. As marcas foram obtidas no Torneio da Federação Paulista de Atletismo (FPA), disputado no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo.
Sandro Viana e Aldemir Gomes foram os classificados, com as marcas de 20seg43 e 20seg42, respectivamente. O índice A da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para as Olimpíadas é de 20seg51.
Aldemir, de apenas 19 anos, foi a grande surpresa. O atleta, que é do Rio de Janeiro, estava em São Paulo para o camping de revezamento promovido pela CBAt e aproveitou para colocar em prática no Torneio da FPA o conteúdo aprendido, vencendo e conquistando a vaga em Londres.
O Aldemir começou com 11 para 12 anos e é um atleta de características ímpares, aplicado e que sempre buscou dar certo. Vamos dar continuidade ao planejamento e esperamos que ele chegue em Londres para fazer algo ainda melhor, conta sua treinadora, Vânia Valentino da Silva.
Já Sandro Viana, do Pinheiros, celebrou o índice mas demonstrou cautela, uma vez que a briga pelas vagas brasileiras deve ficar mais acirrada no Troféu Brasil de Atletismo (27/06 a 01º/07) e o prazo para a definição dos classificados expira em primeiro de julho.
Estou treinando forte desde dezembro, praticamente cinco meses de desgaste. Gostei do meu tempo e dei sorte de correr numa raia boa. Como sou um cara grande, tenho mais velocidade nas raias mais abertas, pois o ângulo da curva acaba favorecendo”, analisa Sandro. “Agora é continuar melhorando pra confirmar de vez a ida aos Jogos”, conclui o veterano.
Este texto foi escrito por: Webrun