Quenianos vencem a etapa de Curitiba do Circuito Caixa

Redação Webrun | Corridas de Rua · 18 out, 2009

Eunice venceu mais uma prova no Brasil (foto: Luiz Doro Neto/ adorooto)
Eunice venceu mais uma prova no Brasil (foto: Luiz Doro Neto/ adorooto)

Neste domingo (18) aconteceu no Paraná a etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa, competição que teve vitória do casal Joshua Kiprugut Kemei e Eunice Jeprui Kirwa, do Quênia. A prova teve distância de cinco quilômetros para os amadores e 10 para a elite e demais competidores.

Os dois são naturais de Nairóbi, no Quênia, mas atualmente treinam em Nova Santa Bárbara, no Paraná, já que passam uma temporada no Brasil para participar de algumas corridas no segundo semestre. Enquanto Eunice completou a disputa em 34min26, seu compatriota fechou com 30min03 e ficou com o bicampeonato da etapa.

“Apesar do percurso difícil com subidas e descidas, consegui a vitória”, relata a campeã, que esse ano também faturou a meia do Rio. “Se não fossem as subidas e descidas, eu poderia ter sido mais rápido porque o tempo estava bom”, enfatiza Joshua, que assim como sua companheira era considerado favorito.

Para os brasileiros restou a briga pelo Ranking Caixa/ CBAt e foi na prova feminina que as disputas foram mais acirradas, melhor para a piauiense Conceição de Maria Oliveira, que foi segunda colocada. “A queniana pegou a ponta desde o início. Eu e a Marizete Rezende viemos juntas nos primeiros três quilômetros e aí comecei a abrir. Foi bom ser a primeira brasileira no pódio e ganhar 30 pontos no ranking”, comenta.

Já a terceira colocada, Marizete Rezende (35min39), chegou à frente de sua xará Marizete Moreira (35min44) e permanece na liderança do Ranking. “Tenho 25 pontos de vantagem para a Moreira. Venho de uma lesão no quadril e nos dois últimos quilômetros tive de reduzir o ritmo. Mas, com a sequência dos treinos, tenho tudo para terminar em primeiro no ranking, numa briga boa com ela e a Conceição”, comenta Rezende.

Masculino – Na prova dos homens Anoé dos Santos Dias foi o melhor brasileiro, ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 30min55, 52 segundos depois do queniano e diminuiu a diferença de pontos para o atual líder Giomar Pereira, que não esteve presente. “Como o queniano não pontua, levei os 30 pontos e minha diferença para o Giomar diminuiu para 40 pontos. Foi bom. Eu gostaria de ter ganhado do queniano, mas agora sou vice no ranking. Vou continuar nessa briga”, comenta Anoé.

O terceiro colocado foi Silvado Viana (31min01), que se disse contente com o resultado final, após dois quartos lugares nas provas de Fortaleza e Porto Alegre. “Para mim, o circuito é um espelho. Eu comecei a correr há seis anos para emagrecer, gostei e não parei mais. E agora quero correr como os melhores do circuito”, enfatiza o competidor de 31 anos.

Agora, o Circuito CAIXA passará por São Paulo e Brasília, últimas provas da competição que percorre oito Estados brasileiros ao longo do ano, em dez etapas.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!