Os quenianos ampliaram a hegemonia nos dez quilômetros Tribuna FM-Unilus, com nova dobradinha, a quarta seguida, neste domingo (17), em Santos. A maior corrida de rua do País na distância comemorou a trigésima edição com 21 mil atletas e um novo domínio africano nos lugares mais altos do pódio. Entre os homens, Edwin Kipsang Rotich garantiu o bicampeonato (também venceu em 2013), cruzando a linha de chegada em 28min20. Na feminina, Nancy Jepkosgei Kiprop comemorou o tricampeonato seguido, vencendo com 32min28.
A supremacia africana garantiu também os cinco primeiros lugares masculinos. O melhor brasileiro foi o paulista Luis Paulo da Silva Antunes, em sétimo lugar, atrás do colombiano José Maurício Gonzales.
Na prova das mulheres, três quenianas foram na frente, com Delvine Meringor repetindo o segundo lugar de 2014, e Maurine Kipchumba (vice em 2013), em terceiro. A paranaense Joziane da Silva Cardoso quebrou a sequência africana, ficando quarto lugar, à frente da tanzaniana Natalia Sulle.
Quenianos mantêm hegemonia na prova Foto: Douglas Aby Saber/FMA NoticiasNo masculino, Luis Paulo Antunes saiu forte, chegou a correr isolado até o quilômetro dois, quando o esquadrão africano chegou e tomou a frente. Edwin que voltou à prova com o claro objetivo de superar o recorde de 27min45s, estabelecido por ele em 2013, correu na ponta, sempre com Joseph Panga em sua cola. Apesar de não conseguir melhorar a marca, o bicampeão ficou satisfeito.
Vale destacar que com as duas vitórias nesta edição, os quenianos somam 16 conquistas, nove na feminina e sete na masculina, sendo oito com dobradinhas nos quatro últimos anos. No total, dos 60 títulos disputados até hoje, 23 foram de estrangeiros. Neste ano, a prova reuniu competidores de nove países, incluindo participantes amadores.
Já entre os cadeirantes, Kelisson Andrew (Fupes) de 20 anos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada em sua segunda participação na disputa santista.
Este texto foi escrito por: Webrun