Joseph desbancou os brasileiros (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)
No último domingo (28) a cidade mineira de Uberlândia recebeu mais uma etapa do Circuito de Corridas da Caixa, prova que teve vitória do queniano Joseph Ngetich e da brasileira Simone Alves da Silva nos 10 quilômetros. Já Giomar Pereira, ficou com o vice e garantiu a liderança do Ranking Caixa/ CBAt.
Apesar da baixa temperatura que assolou a cidade no início da manhã (18ºC), depois de uma madrugada chuvosa, cerca de mil atletas largaram às 8h no Parque dos Sabiás. Na disputa feminina Vanda Chagas abriu em relação ao pelotão após o terceiro quilômetro e foi prontamente seguida por Simone, que estava disposta a evitar uma escapada da adversária.
Simone reagiu logo em seguida, assumiu a liderança na metade da disputa e cruzou a linha de chegada com o tempo de 35min18, seguida por Andréa Celeste (35min29) e Vanda Chagas (35min38). “Treinei bastante para conseguir este resultado, o melhor da minha carreira. Achava difícil ganhar aqui, pois enfrentaria adversárias de gabarito, relata a campeã, natural de Jacobina (BA).
A corredora vem de bons resultados, já que no último dia 21 faturou uma disputa de 10 quilômetros em Santo André e na quarta-feira (24) subiu no degrau mais alto do pódio nos 9,6 quilômetros de Macuco, no Rio de Janeiro. Ela agora vai descansar visando a quinta etapa do Circuito Caixa, em Belo Horizonte, e já colocou uma meta para o fim do ano. “Quero subir no pódio da São Silvestre.
Uma das favoritas ao primeiro posto, Marizete Moreira, foi a quarta colocada e manteve a vice-liderança do Ranking, atrás de sua xará Marizete Rezende, que não competiu em Uberlândia. . “Estava um pouco presa e senti o desgaste por ter corrido e vencido a Maratona de São Paulo no dia 31 de maio. Mesmo assim, os pontos pelo quarto lugar são importantes, explica.
Masculino geral – Logo depois da saída das meninas, foi a vez da disputa masculina largar sob o sinal positivo do padrinho da prova, Robson Caetano. Todos saíram ao som de Beat it, de Michael Jackson, morto semana passada, uma justa homenagem ao rei do Pop.
Como esperado, os quenianos Joseph Ngetich e Mark Korir assumiram a ponta logo no começo e abriram em relação ao pelotão logo, seguidos de perto por Giomar Pereira e João da Bota. Após o sétimo quilômetro Joseph apertou o ritmo e passou a correr na ponta, trazendo apenas Giomar em seu encalço, que fez o possível, mas não conseguiu acompanhar o africano.
Joseph cruzou com 29min29, seguido por Giomar sete segundos depois (29min36) e por João da Bota (29min46). Mark Korir chegou na quarta colocação, com o tempo de 30min13. “Gostei muito do percurso plano e da temperatura amena, afirma Joseph, de 25 anos, que chegou ao Brasil em maio e só disputou os 10 km Tribuna FM, onde foi o 13º colocado. Segundo seu treinador, Moacir Marconi, o Coquinho, ele apresenta um potencial muito bom para novas vitórias e deve ficar no país até setembro, para a disputa da Meia do Rio.
De acordo com Giomar, seu ritmo estava um pouco lento durante a disputa. “Senti falta de velocidade por ter disputado a Maratona de São Paulo, mas o resultado foi ótimo porque me dá uma vantagem ainda maior no ranking, garante o baiano. Ele possui 126 pontos no Ranking, 22 à frente do segundo colocado, José do Nascimento.
Os cinco primeiros colocados entre os homens e entre as mulheres dividiram uma premiação total de R$ 13,8 mil e agora se preparam para a próxima etapa do Circuito em Belo Horizonte, no dia dois de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas Online no Webrun.
Este texto foi escrito por: Webrun