A corrida de obstáculos é uma modalidade baseada em exercícios militares e por isso exige muita resistência e força física, coordenação e explosão. Um desafio muito maior do que as corridas comuns.
Quem pratica, conta os inúmeros benefícios que a modalidade traz, como a autoconfiança e a superação. O Webrun conversou com o analista financeiro Vandrei Stephani, que contou sua experiência com as corridas de obstáculos.
Esse é um tipo de prova para testar seus limites, superar os medos e principalmente sentir aquela adrenalina por cada etapa superada. Para participar eu me preparei por um bom tempo, foi uma época que estava no auge de meus treinos e quis colocar a prova todo o preparo físico.
A corrida de obstáculos é uma ótima opção para quem quer sair da zona de conforto e se aventurar trazendo benefícios tanto para o corpo, como para a mente. Os maiores ensinamentos que a modalidade me trouxe foi foco, disciplina e que com muito treinamento é possível sim atingir metas e superar obstáculos, não só numa prova de corrida, mas em todos os sentidos e dificuldades da vida mesmo.
As provas costumam ter o tempo cronometrado, onde você deve passar por todas as etapas e completar o percurso. Os treinos são compostos por exercícios combinados, sem descansos ao final de cada série, são sempre variados e podem ser feitos em níveis mais intensos ou leves, dependendo dos seus objetivos. Em geral, combina-se séries com pesos, funcionais e de musculação.
A tarefa não é fácil, mas os resultados são gratificantes. Sem sombra de dúvidas, o maior desafio desse tipo de prova é testar a si mesmo, ver seus limites e ter aquela sensação de superação, de que é possível se exigir um pouco mais, conta Vandrei.
Para quem quer começar a competir em corridas de obstáculos, é preciso levar em consideração o nível de preparo físico, deixar as frescuras de lado e, lógico, treinar muito. Quem treina para a modalidade percebe os resultados em pouco tempo já que exige de todo o corpo.
Não tem segredo para participar dessas provas, tem que ter muito foco e disciplina nos treinos, se possível conhecer antes cada obstáculo e treinar para cada um deles.
E aí, você encararia o desafio?
Participe da 5 edição do The Strongs, em Recife
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes