Por que vale a pena investir em um personal trainer na sua modalidade mais fraca do triathlon?

Redação Webrun | Outros · 03 fev, 2017

É bem raro entre os atletas amadores encontrar alguém que tenha a mesma performance nas três modalidades do triathlon. Mesmo entre os profissionais, alguns atletas admitem ter dificuldade, na maioria da vezes na natação, especialmente quando o contato com as águas abertas ocorre depois de adulto.

Fobia, medo e trauma por algum acidente são algumas causas do bloqueio. No meu caso, como vim da natação, a minha pedra no sapato acabou sendo outra. A bike. Depois de um tombo feio no ano passado, acabei criando um bloqueio em pedalar. Tinha medo de ser atropelada, de cair e por mais condicionamento que tivesse, não conseguia acompanhar o pelotão por medo de pedalar mais forte.

Em vez de pedir ajuda a amigos, resolvi experimentar algumas aulas de personal para perder o medo e começar do começo. Com a ajuda do treinador e ciclista Rodrigo Foca, da Run&Fun, aprendi a dar os primeiros passos, desde as sinalizações com o corpo, a troca de marchas, como também a se comportar em um pelotão com outros ciclistas.

Foto: Arquivo Pessoal Foto: Arquivo Pessoal

+ Clique aqui e inscreva-se para a 2 etapa do Troféu Brasil de Triathlon

O resultado foi a perda do bloqueio e uma melhora da confiança gradativa. Aos poucos, fui me adaptando a bike, curtindo mais os treinos e até aprendendo a cair sem me machucar tanto. Com o tempo, investi em uma bike melhor e adquiri uma TT (bike de triathlon). Como já estava adaptada a road, a transição foi tranquila, mas mesmo assim, fiz ao lado do meu treinador, o que me fez ter segurança antes de andar com o pelotão.

No caso da natação, para quem tem medo de nadar no mar, faz muita diferença você ter um treinador que nade ao seu lado e te ajude a dar confiança. Assim como a bike, a natação é um esporte que pode causar fobia e colocar a sua vida em risco, especialmente se você se sentir mal ou tiver alguma câimbra.

Muita gente pode achar que um amigo pode ajudar a dar esses primeiros passos no triathlon. É verdade, pode sim, mas faz muita diferença quando você tem um profissional mais experiente e, se possível, um nadador ou ciclista. São pessoas que possuem uma bagagem não só no esporte, mas também como professores que já assistiram e já vivenciaram muita coisa.

Triathlon é investimento. Neste caso, mais vale investir em um treinamento de qualidade do que já partir para um equipamento caríssimo onde você pode não conseguir usar toda a capacidade dele.

Bons treinos.

Este texto foi escrito por: Giselli Souza

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!