Ao começar no triathlon, os treinos diários de até duas modalidades, além da musculação, quase sempre esbarram no quesito tempo X dedicação ao esporte. Raramente o atleta amador tem disponível mais de duas horas por dia para treinar, o que geralmente leva a dividir o treino em dois ou mais períodos, uma vez que quase todos cumprem uma jornada exaustiva de trabalho de no mínimo 44 horas semanais.
Como não dá pra viver só do esporte, os treinos simulados, aos finais de semana, são a oportunidade para o atleta amador literalmente simular o seu desempenho nas três modalidades, sem a pressão de estar em uma prova.
É o momento de testar a suplementação, transição (dita pelos treinadores como a quarta modalidade), como também a experiência de nadar em águas abertas, pedalar e correr em períodos acima de duas horas – sem aquela pressão também de sair correndo para tomar banho e ir trabalhar na sequência.
Particularmente, para quem está no início do triathlon, os treinos simulados são uma excelente porta de entrada no esporte. Diferentemente das provas, é nadar sem se bater com um monte de gente, pedalar sem a pressão dos pelotões e correr ouvindo o corpo fadigado, mas sentindo a resposta dele ao estímulo após a natação e o pedal.
O importante, neste caso, é sempre fazer a inscrição em um treino simulado onde haja uma segurança no local, com boias de sinalização, salva-vidas e também infraestrutrura de alimentação e hidratação. Em hipótese alguma eu aconselho a fazer um treino simulado somente com a ajuda de amigos, mesmo em represas ou lagoas, pois o risco de acidentes existe e pode colocar a sua vida em risco e até mesmo das pessoas que estão com você.
+ As inscrições para a Braves Trail Run já estão abertas. Clique aqui
Outra grande vantagem dos treinos simulados é que além de serem bem mais baratos que as provas, eles também costumam ser organizados pelas assessorias esportivas. Diversos treinadores levam os seus alunos e mesmo que você treine sozinho, há quase sempre uma solidariedade dentro do esporte, o que permite que raramente você esteja sem companhia no treino.
Já participei de um treino simulado sozinha e foi uma oportunidade incrível de conhecer outros atletas, treinadores e trocar experiências. O triathlon é um esporte apaixonante justamente por isso, pela troca e amizade que surgem em momentos como esse. E, como não canso de dizer por aqui, os treinos trazem confiança e experiência para quem está no começo como também para quem pretende avançar nas distâncias e ganhar performance de forma gradativa sem correr o risco de se machucar, seja por acidentes, ou com lesões.
Antes de se jogar mesmo em um short triathlon, experimente fazer um treino simulado e sentir como seu corpo reage na distância. Certamente quando chegar no dia da prova você estará mais confiante e segura em dar o seu melhor.
Bons treinos
Este texto foi escrito por: Giselli Souza