Pesquisa mostra que 95,4% dos atletas pretendem viajar para eventos esportivos neste ano

Redação Webrun | Esporte · 30 abr, 2024

Pesquisa mostra que 95,4% dos atletas pretendem viajar para eventos esportivos neste ano

O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, acaba de lançar uma pesquisa inédita que trata sobre a relação entre turismo e esporte. O recorte “Destino: Esporte-Turismo”, faz um levantamento sobre uma série de fatores que interferem na participação dos atletas ao longo de eventos ao redor do mundo e mostra que 95,4% desses esportistas pretendem viajar para provas neste ano.

Fruto de uma pesquisa com atletas profissionais e amadores de todo o país, o levantamento conta com mais de 2.500 respostas, coletadas ao longo dos primeiros meses deste ano e dividido em dois assuntos, o turismo nacional e internacional. Os números apresentados foram de perfil demográfico e comportamento de compra dos participantes.

“Sabemos que viajar para participar de eventos é um desejo de muitos, mas quantos realmente o realizam? Esta pesquisa nos dá uma dimensão, não apenas da quantidade de pessoas que buscam essa experiência, mas também de quanto um evento pode movimentar na economia de uma cidade ou região”, afirma Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

Com números relacionados ao hábito de consumo, valores gastos e desejos dos entrevistados em relação ao assunto, o material mostra que 71% dos esportistas já viajaram para provas esportivas fora da sua cidade ou estado. Entre os fatores que ilustram esse quadro está a vontade de conhecer novos lugares, aliando esse roteiro com os tradicionais eventos.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Além disso, a pesquisa mostra que 46,4% dos entrevistados escolheram a América do Sul para viver essa experiência esportiva e turística. Para essas viagens, os atletas optaram principalmente pelas provas de meia maratona e maratona.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS DA PESQUISA

Gênero- 51, 6% dos atletas participantes dos eventos esportivos são do sexo masculino, enquanto 48,4% são mulheres, o que mostra um pequeno aumento do público feminino.

Faixa Etária- 46 anos é a média de idade dos participantes.

Viagem para eventos- Segundo o recorte, 71,2% dos entrevistados já viajaram para participar de eventos fora, porém esse número representa os resultados coletados na pesquisa e não do mercado como um todo.

Atletas amadores e profissionais- Nesse material fica claro que para participar de eventos fora da sua cidade, não precisa ser um atleta de alto rendimento. De acordo com o levantamento, os esportistas amadores viajam mais que os profissionais, sendo um total de 71%.

Número de viagens- A média de viagens para eventos esportivos foi de 2 a 3 vezes ao ano.

Motivos para viagem- Entre os motivos principais para participar de um evento esportivo está o desejo de conhecer novos lugares. 52,5% afirmaram esse interesse, enquanto 39,8% pensam em fazer turismo na região.

Acompanhantes- 53,6% dos entrevistados responderam que os acompanhantes nessas viagens são a família.

Viagens em 2024- Quando foram perguntados se pretendem viajar neste ano para eventos esportivos, 95,4% responderam que sim.

Eventos internacionais- 78,2% já realizaram uma viagem internacional e entre o destino mais procurado está as provas na América do Sul.

Modalidade- A corrida segue sendo a principal modalidade escolhida pelos atletas, que decidem pelas provas de meia maratona e maratona nos desafios internacionais.

Os números levantados fazem parte de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports com o objetivo de colaborar com os organizadores de eventos esportivos nacionais e internacionais.

A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das suas principais missões de fornecer conhecimento para o mercado.

Link da pesquisa- Destino Esporte – pesquisa sobre turismo e esporte (ticketsports.com.br)

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!