Pesquisa: o que motiva um corredor a participar de uma trail run?

Pesquisa feita pelo Ticket Agora desvenda perfil dos trail runners e desafios do crescimento da modalidade no Brasil

Carolina Abrantes | Atletismo · 11 jul, 2018

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Criar uma dinâmica diferente entre a prática esportiva e o meio ambiente é uma das motivações dos trail runners. Ao mesmo tempo em que a modalidade cresce no país, tentamos entender, quem a pratica? Quais experiências buscam durante as provas? Por que o esporte ainda é tão pouco procurado em relação à corrida no asfalto? Tentando entender estas questões, o Ticket Agora, plataforma de inscrições líder em diversos segmentos, lançou uma pesquisa de comportamento.

O levantamento foi feito pelo site durante dois meses, ao todo foram 2.737 entrevistados, entre estes 38% nunca participaram de uma trail, mas com sua experiência na modalidade, ou falta dela, ajudaram a mapear os desafios do crescimento do trail running no Brasil.

“Este é um mercado em que não temos informações certeiras, ele sempre fica secundário em relação à corrida de rua, mas nos últimos tempos vem crescendo e a gente não sabe como as pessoas se comportam e como acontece a transição de um ambiente de rua, que é normalmente a porta de entrada, para o trail, considerado um esporte mais difícil, um nível avançado de evolução da corrida”, explica o Diretor de Marketing do Ticket Agora, Daniel Krutman.

+ Quer desafiar-se? Confira uma seleção de provas do calendário trail!

A pesquisa abordou diversos pontos sobre a modalidade e possibilitou levantar números que fazem entender melhor o que motiva alguém a se desafiar no mundo off road, mostrando que apenas 2,8% de quem já correu a modalidade, não participou novamente de uma prova, por exemplo. Isso evidencia como a experiência da corrida na natureza acaba virando um prática constante entre quem se desafia a dar o primeiro passo.

Outro dado interessante é sobre o número de homens e mulheres nas corridas de trail, observou-se que 67% dos participantes que já fizeram uma prova da categoria, pelo menos uma vez na vida, são homens. E que o esporte, em geral, ainda não agrada tanto o público mais jovem, entre todos que responderam a pesquisa e que já foram a um evento trail, quase 37% têm entre 35 e 44 anos.

“Além de mostrar para as pessoas, também quisemos trazer para os organizadores este super artifício, muito importante para saberem quais são os pontos da estrutura chave que os atletas mais levam em conta para fazer uma prova de trail, trilha, praia ou rua. Com isso, acabamos descobrindo qual estrutura interessa, quais são os drives principais para se inscrever em uma prova de trail e as principais preocupações das pessoas, principalmente das que querem migrar para a modalidade”, ressalta Daniel.

Todos os dados levantados pela pesquisa do mercado trail estão disponíveis para serem acessadas tanto por participantes, quanto por organizadores das provas. Você pode conferir tudo clicando aqui!

Carolina Abrantes

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.