Pele fina dos lábios exige cuidados redobrados nas provas

Redação Webrun | Atletismo · 11 jan, 2013

Mulheres devem usar filtro solar por baixo do batom (foto: Jdurham123/ stock.xchng )
Mulheres devem usar filtro solar por baixo do batom (foto: Jdurham123/ stock.xchng )

Preocupadas em manter a hidratação durante as corridas, muitas mulheres esquecem que a exposição ao sol também danifica áreas sensíveis da pele do rosto. Uma das principais regiões afetadas são os lábios, que possuem um tecido fino e constantemente sofrem com lesões.

De acordo com a dermatologista Denise Prior Travessa Siervo, todas as regiões da face são danificadas com o calor em excesso, mas as agressões aos lábios são muito mais severas. “Para evitar que a boca resseque é necessário passar um creme hidratante bem grosso e espesso, composto por vaselina, que aguente todo o percurso”, explica.

Apesar de existirem diversos produtos no mercado cosmético que ajudam as mulheres a manter a hidratação, como batom, balm – bálsamo labial – e lip gloss, segundo a especialista, nada supera o protetor solar específico para a região. “Os batons hidratam, mas não protegem a área exposta”, revela.

Uma dica para as mulheres é sempre passar o bloqueador solar por baixo da cor, e não vice-versa. “O protetor deve sempre estar em contato com a pele para que ele funcione efetivamente. Se você passá-lo depois de aplicar o batom, ele perde toda a função”, orienta.

Depois da chegada– Um grande erro cometido até hoje pelos corredores é utilizar a manteiga de cacau para proteger os lábios durante a prova. “Ela (manteiga de cacau) é para ser usada sempre depois da corrida e não durante, com a função de hidratar. Nada substitui o uso de protetor”, exclama a dermatologista.

Outro grande aliado para a hidratação da pele fina da boca é o uso do Bepantol, uma pomada hidratante vendida em farmácias que auxilia na recuperação da área lesionada. O produto é comercializado na versão creme e solução.

Para os corredores que gostam de encarar as provas em montanhas, o cuidado deve ser redobrado. “Aqui no Brasil, os lábios sofrem com o tempo quente, mas o frio definitivamente é mais agressivo para essa região do rosto”, conta a médica.

Homens– Os homens também não devem abrir mão de proteger os lábios da exposição ao sol. Apesar de não terem uma grande variedade de produtos para auxiliar na proteção, é o uso de um balm com protetor solar sem brilho é imprescindível.

Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!