Um dos poucos corredores internacionais convidados para participar da tradicional Maratona Internacional de Fukuoka, Paulo Roberto de Almeida Paula já está no Japão e na reta final de sua preparação para a prova, que acontece neste domingo (6) noite de sábado (5) no horário brasileiro.
Esta é uma das chances de Paulo conseguir o índice para competir na maratona dos Jogos Rio 2016. Recuperado de uma série de lesões que prejudicaram sua participação em maratonas nos últimos dois anos, o maratonista mudou o tipo de treinamento que vinha realizando. Agora tem corrido menor quilometragem e encurtou os treinos de 30 km antes das provas – antes esse período era de seis a sete semanas, hoje é de quatro.
Seu irmão gêmeo, o também atleta Luiz Fernando, conta que para Paulo se adaptar ao fuso horário japonês, nos últimos dias os treinamentos no Brasil aconteceram entre 1h e 5h da madrugada. Depois, ele dormia durante o dia e à tarde fazia o restante da preparação. Paulo chegou ao Japão no último sábado e, segundo o irmão, tem dormido bem, já adaptado ao horário local.
Até o momento, cinco brasileiros já correram abaixo de 2h17m, marca para o índice olímpico. Apenas três terão direito à vaga, por isso quanto menor o tempo até maio, quando se encerra o período para obtenção de índices, maior a chance de conseguir o sonhado lugar na maratona dos Jogos Rio 2016.
Este texto foi escrito por: Webrun