Destaques da temporada e já qualificados para os Jogos de Paris, os marchadores Caio Bonfim, Erica Sena e Viviane Lyra disputam o 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo como último compromisso antes do desafio olímpico. A competição será realizada de 27 a 30 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Prova de abertura do programa do Troféu Brasil, na quinta-feira (27/6), os 20.000 metros marcha atlética feminina serão transmitidos pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, às 5:30. O YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico entram na transmissão às 8 horas e mostram a prova masculina, a partir das 8:20. A prova dos 35.000 m será no domingo (30/6): a disputa feminina começa às 5:30 e a masculina, às 5:40.
“O Troféu Brasil faz parte da minha história, né?”, lembra Caio Bonfim (CASO-DF), que tem 16 títulos (12 dos 20 km e 4 dos 35 km), e conhece a competição desde criança, quando sua mãe e treinadora, Gianetti Sena Bonfim, era atleta.
“Eu cresci com a minha mãe viajando para o Troféu Brasil, ganhando o Troféu. Era aquela alegria de ir buscar depois no aeroporto… então eu sempre fico muito feliz de poder participar, é uma competição de grande importância para mim. É sempre a minha última prova antes dos grandes eventos, uma oportunidade de avaliação para continuar subindo degraus até os Jogos Olímpicos.”
Caio conquistou o índice olímpico na primeira competição do ano, em março, garantindo sua 4ª participação em Olimpíadas. Foi bronze no Grande Prêmio Chinês de Taicang, com 1:17.44 (a marca mínima exigida pela World Athletics é 1:20.10). Também se destacou no Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em Antalya, Turquia, em abril. Ao lado de Viviane Lyra, alcançou a vaga olímpica no revezamento misto da maratona da marcha atlética, prova que estreia no programa do atletismo nos Jogos de Paris.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Erica Sena (Pinheiros-SP) conta que o Troféu Brasil também tem importância estratégica na sua preparação olímpica. “Quero usar o Troféu como um treino de prova forte antes dos Jogos. O Troféu é sempre uma competição muito importante para mim, que eu adoro competir”.
A atleta pernambucana conquistou o índice para sua terceira Olimpíada no GP de La Coruña, Espanha, em junho de 2023, com 1:28.53 (a marca fixada pela World Athletics é 1:29.20). Erica alcançou a qualificação pouco menos de um ano após ser mãe de Kylian, fruto do casamento com o equatoriano Andrés Chocho, seu treinador.
Nesta temporada, a marchadora foi medalha de bronze no Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em abril, na Turquia (1:29:22), e no Grande Prêmio de Rio Maior, em Portugal, em maio (1:31:17).
Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG) terá a torcida da família, que sairá do Rio de Janeiro para São Paulo torcer por ela. “Estou muito feliz porque minha família vai conseguir estar na competição, e isso é uma motivação a mais para mim”, conta a marchadora. “Estou muito empolgada para representar o Praia Clube no Troféu Brasil, na minha última prova antes dos Jogos Olímpicos”.
A marchadora se qualificou para a sua primeira participação olímpica no Mundial de Budapeste, em agosto de 2023. Na Hungria, fez os 20 km em 1:28.36, recorde pessoal. Nesta temporada, Viviane já melhorou seu PB duas vezes. Primeiro em Podebrady, na Polônia, em abril (1:28.04); depois em La Coruña, na Espanha, em maio (1:27.13). Uma evolução impressionante para uma atleta que, em 2022, tinha 1:32.31 como melhor marca pessoal.
Depois da disputa do Troféu Brasil, os atletas deixam o país para a reta final de preparação para os Jogos Olímpicos. Erica Sena viaja para Portugal e fica no Complexo Esportivo de Rio Maior até a entrada na Vila Olímpica – o Centro de Treinamento português será a base do atletismo brasileiro antes da Olimpíada. Viviane segue para a Colômbia, e Caio optou por treinar em Serra Nevada, na Espanha.