Passado o baque das Olimpíadas, Cruz Nonata faz trabalho de base

Redação Webrun | Corridas de Rua · 20 set, 2012

Cruz Nonata estará na São Silvestre (foto: Paulo Gomes#8260; www.webrun.com.br)
Cruz Nonata estará na São Silvestre (foto: Paulo Gomes#8260; www.webrun.com.br)

A veterana Cruz Nonata é, indiscutivelmente, uma das melhores fundistas brasileiras em atividade. Em 2012, ao lado de Adriana Aparecida da Silva e Marily dos Santos, fez o índice da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) para a Maratona dos Jogos Olímpicos. Como a marca exigida pela Confederação Brasileira era mais rígida, ficou de fora.

Tentou então os 5.000 e os 10.000 metros, provas em que foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Também ficou sem a vaga em ambos e demonstrou abatimento após não conquistar o índice nos 10.000, mas, dois dias depois, nos 5.000, a piauiense já parecia conformada. “Tenho que seguir em frente”, disse, resignada. Agora, Cruz volta à luta.

Futuro– A corredora diz que não vai priorizar uma ou outra distância. “Vou ficar no que eu estava mesmo. Na rua e na pista, 10.000 e 5.000. Vou manter meia maratona e maratona também”.

Ela revela que correria a Maratona de Berlim (30/09), mas optou por um trabalho de base em São Caetano do Sul (SP), no Clube de Atletismo da BM&F Bovespa. “Vou me preparar para estar lá (Berlim) no próximo ano. Vou passar 15 dias em São Caetano para tratamento e depois volto para a rotina de competição em Brasília”, explica.

“Preciso passar por esse período de treinamento”, reconhece, antes de revelar o próximo objetivo: “Já está na hora de iniciar a base e me preparar para a São Silvestre”.

Este texto foi escrito por: Paulo Gomes

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!