Os benefícios de pedalar para a saúde e como começar

Elizama Modesto | Bem Estar · 03 nov, 2025

Andar de bicicleta é uma ótima forma de cuidar da saúde, mas antes de começar, é importante conhecer alguns cuidados básicos. Pedalar faz parte dos exercícios aeróbicos, que são aqueles que fazem o coração trabalhar melhor e trazem muitos benefícios para a saúde. Segundo o Dr. Natan Chehter, esse tipo de atividade ajuda a melhorar o condicionamento do coração e dos pulmões, além de auxiliar no controle de várias doenças.

“O exercício aeróbico é importante para você melhorar o condicionamento cardiovascular, diminuir, por exemplo, a hipertensão, controlar melhor o diabetes, controlar melhor os colesteróis”, explica o médico. Além disso, pedalar melhora o fôlego, dá mais energia para o dia a dia e ajuda a dormir melhor à noite.

Foto: Adobe Stock

O Dr. Natan alerta que algumas pessoas precisam de cuidados especiais. “O cuidado que a gente tem que ter, justamente, é saber se a pessoa não tem nenhuma contraindicação, para não fazer para uma pessoa que eventualmente não pode receber esforço físico”, orienta.

Como começar: tempo e intensidade

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas façam pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico por semana. Isso pode ser dividido da forma que funcionar melhor para cada um: pode ser 30 minutos por dia durante 5 dias, pode ser 50 minutos 3 vezes na semana, ou qualquer outra combinação que some esse tempo.

Mas atenção: quem nunca fez exercício ou está parado há muito tempo não deve começar tentando fazer logo esses 150 minutos. O segredo é começar devagar e ir aumentando aos poucos.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

“Se o corpo acostuma, vamos dizer, com a carga que você está usando de exercício, logo mais esse exercício deixa de ter esse papel de condicionar o cardiovascular”, explica o médico.

Por isso, conforme você vai ficando mais forte e com mais fôlego, precisa aumentar um pouco o tempo de pedalada, a velocidade ou a intensidade. Assim, seu corpo continua melhorando e você continua tendo todos os benefícios para a saúde.

Elizama Modesto

Ver todos os posts

Jornalista por formação e apaixonada por contar boas histórias.