Paulo organiza a prova há 16 anos (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
Atualizada em 18/08 às 8h
Vila Velha – Neste domingo acontece entre as cidades de Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo, a 20ª edição das Dez Milhas Garoto, competição que conta com organização técnica de Paulo Silva. Também responsável pela Maratona de Porto Alegre, ele fala sobre os 20 anos da prova e passa algumas dicas para os competidores.
A prova também é um marco histórico, já que tenho o privilégio de estar há 16 anos à frente da organização, sempre com um altíssimo nível técnico e esse ano pela primeira vez com transmissão ao vivo pela televisão, ressalta Paulo. Apesar da meteorologia prever chuva neste domingo, ele prefere não fazer previsões quanto ao clima. Prefiro esperar o dia, pois já vi previsões erradas tanto para chuva, quanto para sol.
Durante os 16,01 quilômetros entre o Clube dos Oficiais em Vitória e a fábrica da Garoto em Vila Velha, os competidores terão que enfrentar subidas e descidas íngremes e inclusive passar por uma ponte. É um percurso de alta dificuldade, comenta Paulo. Os atletas se enganam às vezes achando que é um trajeto plano e de repente se deparam com subidas e descidas íngremes e acabam quebrando.
Para o organizador a recomendação é que o atleta se concentre muito bem e faça uma prova regular. A dica para os amadores e para a elite é nem sair nos primeiros mil metros forte e nem acelerar demais nos últimos mil, mas sim ter um ritmo constante de acordo com seu nível de condicionamento.
A largada acontece a partir das 8h15 para os cadeirantes, às 8h45 sai a elite feminina e masculina e às 9h a categoria geral, todos com chegada na fábrica da Garoto. O Webrun acompanhará direto de Vila Velha e Vitória a disputa.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda