Florianópolis – Neste domingo acontece em Florianópolis (SC) a prova de revezamento Mountain Do Costão do Santinho, na qual equipes de dois, quatro ou oito atletas percorrerão 70 quilômetros em forma de revezamento pelas paisagens da ilha da magia. Durante o Simpósio Técnico, que ocorreu na noite desta sexta-feira, os organizadores recomendaram cautela aos atletas, principalmente nas trilhas.
Pelo fato de ter chovido durante a última semana na capital catarinense, os terrenos podem estar molhados e escorregadios e a orientação é para que os participantes redobrem o cuidado e, se necessário, cheguem um tempo depois, mas sem nenhuma perna quebrada. As largadas começam às 8h para as equipes iniciantes, que levarão um bastão verde e, logo em seguida, largarão as intermediárias e avançadas, com bastões azuis e vermelhos, respectivamente.
Todo o percurso será sinalizado com placas, faixas e por fiscais da prova, mas eventualmente elas podem sair do lugar, apesar dos esforços dos staffs em conferir o trajeto minuciosamente. Nestes casos o corredor deverá seguir a trilha mais aberta e acompanhar o fluxo de outros competidores. Se houver desorientação, vale a pena voltar ao ponto original em vez de tentar se encontrar sozinho.
Orientações – Os postos de troca estarão devidamente sinalizados e todos os corredores devem passar pelo funil, inclusive os das equipes que não farão as trocas em determinados pontos. Ao todo são 11 percursos, com largada no Costão do Santinho, passagem pela Praia Mole e retorno para o ponto original.
Estão inscritas 676 pessoas, o que certamente gera um impacto para o meio ambiente, algo que a direção de prova pretende minimizar ao máximo, já que ficará responsável por recolher todo e qualquer detrito deixado pelos competidores. Todos foram orientados a levar consigo todo o lixo produzido até encontrar um local apropriado para descarte, mas em caso de extrema necessidade de se desfazer de algo, que o faça em local visível para que possa ser avistado pelos staffs ao final.
Todos que forem correr devem ingerir alimentos leves e de fácil digestão e não é recomendável o uso de substâncias que contenham cafeína ou efedrina, pois podem gerar complicações. Por se tratar de uma prova de equipe, todos devem combinar exatamente em quais pontos os carros de apoio devem deixar cada atleta.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda