Mesmo lesionado, Marílson vai brigar pelo pódio de NY

Redação Webrun | Maratona · 03 nov, 2007

Adauto Domingues fala sobre seu atleta (foto: David Homsi/ www.webrun.com.br)
Adauto Domingues fala sobre seu atleta (foto: David Homsi/ www.webrun.com.br)

O brasileiro Marílson Gomes defende o título da Maratona de Nova York nesse domingo (4) nos Estados Unidos. Primeiro sul-americano a ganhar a prova norte-americana em 2006, Marílson se concentra no Hotel Hilton em companhia da sua esposa Juliana e de seu treinador Adauto Domingues.

Hoje pela manhã Adauto Domingues conversou com o Webrun sobre seu pupilo, que ao contrário do ano passado, dessa vez será alvo de todos os atletas. Confira.

Direto de Nova York – Esse sábado será dia de descanso e concentração para o brasileiro Marílson Gomes, isto porque, amanhã o atleta encara a Maratona de Nova York e lá ele pretende conquistar novamente o pódio. Mas diferente de 2006, além de ser visado pelos seus adversários, o maratonista está com uma tenossinovite (inflamação no tornozelo) o que deve dificultar um pouco mais os 42 quilômetros.

Para seu treinador, Adauto Domingues, a maior preocupação no domingo é que Marílson não tenha dor na prova. Para isso durante essa semana ele fez sessões de fisioterapia duas vezes por dia numa clínica em Nova York, Estados Unidos.

“O Marílson está bem. Uma certa insegurança por causa da lesão é normal, porque faz umas duas semanas que ele não treina do jeito que queria, por causa da inflamação e também dos compromissos com a organização do evento”, revela Adauto. “Mas isso é normal quando a gente ganha”, acrescenta.

Segundo Adauto, a estratégia para a maratona é não deixar a corrida lenta. “Marílson vai tentar escapar do pelotão algumas vezes para testar seus adversários. Esse ano ele não vai escapar no quilômetro 21. Mas se ele sair do pelotão no quilômetro 37 é porque ele estará bem e vai tentar vitória”, conta.

Sobre os adversários do brasileiro, Adauto afirma que todos os quenianos são sempre perigosos. “Sempre temos que ficar com o pé atrás na prova. Não existe corredor decadente, se o atleta venceu uma prova um dia, ele é capaz de vencer novamente”, diz Adauto

Mundial – No último mês Marílson bateu o recorde sul-americano de meia maratona, com o tempo de 59min53 no Mundial de Corrida de Rua realizado na Itália. De acordo com Adauto, esse feito deixou Marílson confiante para Nova York.

“A partir do momento que ele fez o recorde do mundial, aumentou muito a confiança dele para a maratona. Lá ele teve certeza que poderia vencer Nova York novamente. Mas a lesão o deixou um pouco inseguro”, diz Adauto. O resultado fez também que seu treinador estudasse a possibilidade de abaixar ainda mais a marca de Marílson em maratona para 2h06min ou até 2h05min. Mas isso só deve ser realizado em 2010.

Agora o foco principal do brasileiro são os Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo ano. “Aqui em Nova York, Marílson vai correr para tentar colocação. Mas estamos fazendo toda essa preparação com o maior foco que é Pequim”, diz Adauto. “Depois de Pequim acredito que Marílson terá um ano mais tranqüilo para soltar e então tentaremos uma marca melhor em maratona”, acrescenta.

A Maratona de Nova York acontece no domingo (4) às 10h (horário local). Cerca de 40 mil pessoas também participarão do evento.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!