Pódio da Meia Maratona de Pomerode (foto: Paulo Gomes/ Webrun)
Direto de Pomerode (SC) – O clima colaborou para a quarta edição da Meia Maratona de Pomerode (SC), disputada neste domingo, 30 de outubro. A chuva que caiu incessantemente na cidade mais alemã do Brasil durante a véspera deu trégua para a realização da prova, disputada sob céu nublado, e voltou logo após o término da corrida.
Com temperatura agradável e banda germânica para animar os corredores, a largada da Meia foi dada às 8h, seguida da largada da Corrida Rústica seis quilômetros em paralelepípedos. Às 9h30, na pista de atletismo, foi disputada a Maratoninha, prova de 400m para crianças. Cerca de 1.300 competidores participaram de todas as provas.
Na categoria masculina da Meia Maratona, o vencedor foi Elson Alex Gracioli, terceiro em 2009, com 1h06min40 de prova. Morador de Rio do Sul (SC), Elson transformou as adversidades em vitória. Tivemos problemas sérios com chuvas em Rio do Sul neste ano, muita gente perdeu tudo, a academia onde trabalho inundou até o segundo andar, conta o primeiro colocado.
Só conseguia treinar em uma serra. Por isso fui para minha cidade natal, Santa Maria (RS), no final de setembro e fiz quatro ótimas semanas de treino, explica Elson, justificando a vitória. Esperava correr bem, só tinha que aguardar o momento certo de sair, analisa o ganhador, que apertou o ritmo no quilômetro 16 para se destacar do pelotão de frente e liderar até o final.
Estreante no evento, o fundista Adilson Alves Dolberth chegou em segundo, com 1h07min. Já conhecia a prova, sou blumenauense e estava em casa, vim prestigiar, explica o corredor, que comentou sobre o percurso. É plano, mas a volta engana. Algumas irregularidades dificultam um pouco.
Feminino – Entre as mulheres, Rosa Jussara Barbosa venceu a Meia de Pomerode pela terceira vez, com 1h19min39. A fundista liderou o percurso a partir do quilômetro 14, mas só abriu vantagem no quilômetro 18.
Apesar do tricampeonato, Rosa ressalta a competitividade das adversárias. Outras também tinham condição de vencer, a prova é decidida nos quilômetros finais, revela a vencedora. O segundo lugar ficou com Rosângela Gavinski, com 1h20min28.
Na Corrida Rústica, a ganhadora foi Elisângela Ferreira de Oliveira, que triunfou em todas as edições da corrida. A tetracampeã assumiu que o tempo favoreceu os corredores e expôs seu maior obstáculo na prova.
O clima contribuiu bastante. Eu tenho dificuldade de correr em paralelepípedo, porque você não consegue desempenhar bem, explica. Fico com medo de cair porque o corpo fica instável, você não tem tração, conclui Elisângela.
Entre os homens, Marcos Antônio Capistrano venceu a Corrida Rústica, com 17min25. O segundo colocado foi Allisson Rocha Peres, com 17min42.
Confira na próxima página os tempos completos dos vencedores
Confira os vencedores da 4ª Meia Maratona e da 4ª Corrida Rústica de Pomerode:
Meia Maratona Masculino
Meia Maratona Feminino
Corrida Rústica Masculino
Corrida Rústica Feminino
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes