Marcha atlética: brasileira dá chances ao país na modalidade

Redação Webrun | Marcha Atlética · 11 maio, 2016

A marcha atlética foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, nas distâncias de três e 16 quilômetros. Atualmente a prova tem diferença nas distâncias para homens e mulheres, j´que enquanto eles têm as opções de 20 e 50 quilômetros, as mulheres só correm 20.

Nas Olimpíadas do Rio. diferentemente da maratona cujo percurso é linear, a marcha é disputada em um circuito, que será montado na Praia do Pontal. O índice dos homens para participar da prova é de 1h24 para os 20 quilômetros e 4h03 para os 50. No feminino, onde há apenas uma prova, o índice é de 1h35.

Corredores não podem correr de outra forma, devem seguir a movimentação completa da marcha Foto: juantiagues/CC BY-SA 2.0 Corredores não podem correr de outra forma, devem seguir a movimentação completa da marcha Foto: juantiagues/CC BY-SA 2.0

O Brasil acabou de ser bem representado pela atleta Erica Sena na Copa do Mundo de Marcha Atlética, que aconteceu no sábado (07), em Roma (Itália) . A pernambucana conquistou a quarta colocação da prova e melhorou seu próprio recorde sul-americano, com o tempo de 1h26min18. Ela já tem índice para as Olimpíadas e é a favorita da modalidade, junto com Cisiane Dutra Lopes, que também possui índice para a competição.

Entre os homens, Caio Bonfim é o grande destaque, já que conquistou a oitava colocação na Copa do Mundo de Marcha Atlética e está classificado para a prova do Rio. Segundo o treinador Nelson Evêncio, devido ao clima e à umidade do Rio de Janeiro, a prova deve ser mais lenta do que de costume, favorecendo assim atletas brasileiros acostumados com as temperaturas.

Entre os países que dominam a modalidade estão China e Rússia.

Matéria produzida com o auxílio do treinador e colunista do Webrun, Nelson Evêncio

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!