Tradicional Maratona de Nova York mudou política para vagas na prova (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
A organização Corredores de Rua de Nova York (NYRR), responsável pela realização da célebre maratona nova-iorquina, anunciou mudanças no sistema de inscrições para a prova. No domingo (27/11), a NYRR divulgou que a política de vagas para os candidatos à participação na Maratona foi revista.
A procura pelas vagas na Maratona de Nova York é tão grande que as inscrições não funcionam como na maioria das provas. Há um sorteio entre os interessados para definir quem poderá se inscrever. Além disso, existem as vagas garantidas por classificação, que obedecem diversos critérios.
Segundo a NYRR, a crescente popularidade das maratonas nos últimos anos levou ao aumento significativo no número de entradas garantidas (por classificação), reduzindo o número de entradas não-garantidas (sorteio). Se mantidos o aumento de “garantidos” e a atual política de divisão de vagas, a previsão é que em cinco anos não existam mais vagas não garantidas, as vagas por inscrição.
Acreditamos que as inscrições não garantidas são um elemento essencial da democracia de nossa maratona e aumenta a diversidade na modalidade, declara a presidente e diretora executiva da NYRR, Mary Wittenberg. Para solucionar o tema, a NYRR declarou quatro mudanças nos padrões e políticas de vagas.
Este texto foi escrito por: Webrun