O etíope Haile Gebrselassie venceu e bateu o novo recorde mundial na Maratona de Berlim nesse domingo (28) na Alemanha. Ele completou os 42 quilômetros de prova em 2h03min59. O antigo recorde já era do próprio atleta conquistado no ano passado também em Berlim, 2h04min26.
Depois de ficar fora das Olimpíadas de Pequim, para focar a Maratona de Berlim, Haile colheu os frutos da sua decisão. Berlim é minha cidade de sorte. Às vezes no esporte temos a felicidade de encontrar um lugar que sempre nos saímos bem, conta o recordista.
Na coletiva de imprensa antes da prova, Haile já anunciou a possibilidade de quebra de recorde, porém, não havia falado em tempo. Ainda assim ele quer mais. Eu sei que posso correr abaixo de 2h03min, mas não sei dizer quando, revela.
A prova, que contou com mais de 40 mil atletas de 107 países, teve vitória feminina de Irina Miktenko. Ela cruzou a linha de chegada em 2h19min18, tempo para garantir o recorde alemão da modalidade e sua melhor marca na distância. Somente três mulheres na história da maratona correram abaixo de 2h20.
O segundo lugar masculino ficou com o queniano James Kwambai, 2h05min36 seguido por seu compatriota Charles Kamathi, 2h07min48. O pódio feminino foi completado pela etíope Askale Magarsa (2h21min31) e a queniana Helena Kirop, 2h25mi01.
Este texto foi escrito por: Redação Webrun