O etíope Haile Gebrselassie irá participar da Meia Maratona de Lisboa no dia 16 de março em Portugal. Este ano o percurso será aferido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), isso significa que se Haile quebrar algum recorde, este será homologado.
De acordo com o atleta, a organização da competição revelou ainda que mudou alguns trechos do percurso para condizer com sua ambição na prova. Apesar disso, Haile deixou claro que não vai buscar apenas o recorde. Em Lisboa eu vou tentar correr o mais rápido que consigo. Mas não quero dizer que irei quebrar o recorde, conta.
O atleta está em boa forma e mostrou na última semana que pode sim quebrar o recorde da meia maratona. Ele participou da maratona de Dubai, no último dia 18, e passou na marca dos 21 quilômetros em 58min55. O atual recordista da distância é Sammy Wanjiru com 58min33.
Hoje, além de inúmeros títulos e marcas, Haile ostenta a mais importante de todas. Ele detém o recorde mundial de maratona, conquistado em 2007 na cidade de Berlim.
Este texto foi escrito por: Webrun