Giomar venceu mais uma em Brasília (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)
A manhã deste domingo (22/11) foi perfeita para o baiano Giomar Pereira, já que ele venceu pela terceira vez a etapa de Brasília do Circuito de Corridas da Caixa, no encerramento da temporada 2009 da competição. Ele ainda aumentou a liderança do Ranking Caixa/ CBAt para Anoé dos Santos dias e possui 74 pontos de diferença, faltando duas competições para fechar a pontuação do ano.
Entre as mulheres, a queniana Ednah Mukhwana repetiu o feito da semana passada em São Paulo e conquistou o lugar mais alto do pódio com sete segundos de vantagem para a piauiense radicada no Distrito Federal, Cruz Nonata. Os melhores colocados no masculino e no feminino dividiram uma premiação total de R$ 13.800.
A previsão de tempo chuvoso não se confirmou na Capital Federal e a prova mais uma vez foi disputada com clima seco e quente. A saída para os cinco e 10 quilômetros do percurso foi dada na Esplanada dos Ministérios, mesmo local da chegada para os 2.500 participantes, recorde em relação aos 2.300 do ano passado.
Giomar usou sua velha tática de se manter entre os líderes até a metade da prova e deixar para aumentar o ritmo nos quilômetros finais, mesma estratégia utilizada por Domingos Nonato da Silva. O irmão de Cruz Nonata se manteve à frente, mas Giomar usou suas energias reservas para um ataque nos últimos mil metros, o que lhe rendeu a vitória com 30min04, nove segundos à frente do adversário.
“Esta foi uma das provas mais difíceis que corri, pelo calor e clima seco, embora esteja acostumado com a cidade, conta Giomar, que também venceu em Brasília em 2006 e 2008. “O Domingos deu muito trabalho e só consegui passar no final. Como o Anoé não correu aqui, acho que garanti o bicampeonato do Ranking. Vou chegar em Salvador e pedir um acarajé para comemorar, brinca o sempre bom humorado atleta de Jacobina, no interior da Bahia.
Com uma temporada regular, já que venceu em Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, ele só precisa terminar a Volta da Pampulha entre os 10 melhores para faturar o título do Ranking 2009. Apear da proximidade de mais uma conquista, ele não vai relaxar até conseguir mais um feito importante na carreira. “Quero buscar ainda meu sonho que é o pódio na São Silvestre.
Mulheres – No feminino, mais uma vez a queniana Ednah Mukhwana mostrou sua força e não deu chances às adversárias. Ela abriu a partir do quilômetro seis e não foi mais alcançada até cruzar em primeiro com 35min13, sendo seguida pela brasileira Cruz Nonata, sete segundos depois. “Gostei bastante do percurso, bem plano, embora estivesse muito quente, analisa a campeã, que treina em Taubaté, no interior de São Paulo, com o ex-maratonista Luiz Antonio dos Santos.
“Ano passado fui quarta colocada e agora melhorei. Vou correr no domingo a 10 K Pan-Americana no Rio e depois a São Silvestre. Como fui sexta em 2008, quero muito subir no pódio, lembra Cruz, natural de Teresina, no Piauí, e que está em Brasília há um ano e meio.
O grande destaque, porém, ficou com as líderes do Ranking, que após a disputa de Brasília ficou ainda mais acirrado. Marizete Moreira, vice-líder, foi a terceira colocada e agora está a 14 pontos de sua xará Marizete Rezende, sexta colocada na Capital Federal, enquanto Conceição Carvalho, quarta colocada na prova, mantém o terceiro lugar geral com 248 pontos. As próximas corridas válidas serão a 10K Pan-americana, Volta da Pampulha e São Silvestre.
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Webrun