Giomar Pereira da Silva vence etapa Paulista do Circuito Caixa

Redação Webrun | Corridas de Rua · 15 nov, 2009

Largada da elite feminina (foto: Donata Lustosa/ Webrun)
Largada da elite feminina (foto: Donata Lustosa/ Webrun)

A etapa paulista do Circuito de Corrida Caixa foi realizada na manhã desse domingo (15) com largada e chegada no Estádio do Pacaembu. Cerca de três mil pessoas participaram do evento que contou com 10 quilômetros.

A corrida começou pontualmente às 8h15. Os termômetros de São Paulo registravam 24 graus. Porém, no meio da prova São Pedro resolveu refrescar os corredores e uma forte chuva atingiu a região do evento. Mas isso não impediu que todos completassem os 10 quilômetros com animação e determinação, inclusive o secretário de esportes Walter Feldman, que correu apenas cinco quilômetros, de acordo com ele, em 30 minutos.

A disputa pelo pódio masculino e feminino foi acirrada. Isso porque, a prova paulista era a penúltima etapa do Circuito Caixa e também valeu pontos para o ranking Caixa/Cbat. Nesse ranking, ao fim do ano, os melhores atletas recebem uma ajuda de custo durante os 12 meses de 2010.

No masculino quem garantiu a primeira colocação e confirmou o favoritismo no Circuito foi o baiano Giomar Pereira da Silva no tempo de 30min26. Ele é o atual líder do ranking Caixa/Cbat e pelo resultado de hoje está perto de faturar o ranking. De acordo com o atleta, ele ainda disputa a etapa Caixa de Brasília, Pampulha e São Silvestre, todas também fazem parte do ranking Caixa/Cbat.

Indagado se o ranking da Caixa funcionava como uma espécie de patrocíno para o atleta, ele disse que não. “Essa ajuda da Caixa com esse ranking é muito bom. Mas eu não diria que é um patrocínio. Patrocínio na minha visão é pegar um cara independente da colocação e ajudar do começo ao fim. Eu, por exemplo, passei mais de dois anos correndo provas importantes, ficando entre os cinco primeiros e sem patrocínio”, conta Giomar que tem 37 anos e espera correr na elite até os 40.

O segundo lugar da prova ficou com Anoé Dias que também briga pelo ranking. Ele completou a competição em 30min37. Já a terceira posição foi para Willian Salgado em 30min38. Os três primeiros colocados da prova já visam a São Silvestre como o próximo grande objetivo. O campeão Giomar, por exemplo, já correu na prova paulista por três anos consecutivos, ficou nessas vezes entre os 10 primeiros e para esse ano ele espera um bom resultado. “Espero fazer uma boa prova caso chegue descansado. Espero que pelo menos dois brasileiros subam ao pódio”.

Mulheres – Já na prova feminina a queniana Ednah Mukhwa não teve muita dificuldade para vencer. Ela finalizou os 10 quilômetros em 34min52. Moradora da cidade de Nairobe, a atleta está no Brasil para uma temporada de provas e também para a São Silvestre.

Quem não gostou da presença da queniana foi a brasileira Marizete Resende. Ela, que liderava o ranking Caixa/Cbat, não conseguiu um bom resultado nesse domingo e ficou com a sétima posição. Segundo a atleta, ela sofre de alergia e por isso sentiu falta de ar durante a prova, o que prejudicou seu desempenho.

“Esse circuito deveria ser 100% para brasileiros. Porque os quenianos já correm todos os finais de semana. Tem corrida que dá um dinheirinho para você sobreviver e elas (quenianas) pegam tudo”, reclama. “Mas mesmo assim vou buscar com toda força as últimas provas do ano para elas não me alcançarem”, acrescenta Marizete.

A segunda colocada no feminino foi Simone Alves da Silva. Ela cruzou a linha de chegada em 35min48. De acordo com a baiana, dessa vez ela correu com a cabeça. “Eu estava bem na largada. Sai com a queniana e fiquei com ela até o quilômetro quatro. No quilômetro oito quando a chuva começou a cair eu dei uma travada por causa do choque térmico. Como a queniana era forte eu sabia que não iria agüentar o ritmo e vi que iria quebrar. Eu mantive o segundo lugar e estou feliz”, conta.

Já o terciro lugar ficou com Andrea Celeste Benedites em 35min53. A última etapa do Circuito Caixa de Corrida acontece no dia 22 de novembro em Brasília.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!