Gimoar e Marily são campeões do Circuito Caixa

Redação Webrun | Corridas de Rua · 27 nov, 2006

Dupla vencedora do Circuito 2007 (foto: Luiz Doroneto/ adorofoto)
Dupla vencedora do Circuito 2007 (foto: Luiz Doroneto/ adorofoto)

A última etapa do Circuito Caixa de Corridas de Rua foi disputada no último domingo (26) em Brasília e teve vitória de Marily dos Santos e Gimoar Pereira, que confirmaram o favoritismo e venceram a edição 2006 do Circuito. Na segunda colocação apareceram Valdenor Pereira dos Santos e Marizete Moreira dos Santos, ambos do Distrito Federal.

Cerca de 1.500 corredores participaram da prova de 10 km, que foi marcada por sol e calor, característica que favorece a alagoana Marily. Logo de início ela confirmou a boa fase, pulou na frente das adversárias e reinou soberana até o final. Apesar de ter sido ameaçada um pouco antes de cruzar a linha, ela ainda teve fôlego para um sprint final, que lhe rendeu o tempo de 36min18.

Marizete dos Santos chegou com 36min25, seguida por Luciene de Jesus, também de Brasília, com 36min46. “A prova foi difícil porque estava muito seco e com pouca umidade. Como treino no nível do mar, em Salvador, senti um pouco o desgaste. De qualquer forma, dominei a corrida, que foi disputada no melhor percurso deste ano”, comentou Marily.

A atleta de 28 anos alcançou o objetivo, de ficar entre as três melhores no circuito, e já faz planos para as próximas competições. “Agora vou pensar na Volta da Pampulha, no próximo domingo, e depois na São Silvestre. Para o Pan quero tentar o índice para os 5 mil metros”, explicou Marily.

Homens – Diferentedo que aconteceu na prova feminina, Giomar teve trabalho para alcançar a vitória. Desde o início um pelotão grande se formou, o brasiliense se manteve entre os líderes e a partir do quilômetro seis foi alcançado por Valdenor dos Santos e José do Nascimento Souza. Para cruzar em primeiro ele apertou a passada e cruzou com 30min47, seguido por Valdenor seis segundos após e José Nasciemtno 17 segundos mais tarde.

Aos 34 anos de idade, José comenta as mudanças que as vitórias trouxeram na carreira. “Esta vitória me deixou muito feliz, porque consolidei de vez meu nome junto à elite do atletismo brasileiro. Este ano mudou minha vida”. Depois de fazer o quinto lugar na Meia Maratona do Rio, ele ganhou a etapa de Fortaleza e a de Ribeirão Preto, mesmo sem contar com um patrocinador. “Agora venci de novo e garanti apoio da CAIXA para o próximo ano”, comemorou.

Ele começou a correr aos 26 anos, por incentivo do irmão, que dizia que ele era rápido nas peladas de futebol e deveria tentar o atletismo. Já na primeira prova que disputou foi segundo colocado e agora chega ao auge e sonha alto. “Meu sonho é vencer a Meia Maratona do Rio e ficar entre os cinco da São Silvestre”, disse. Ele também quer uma vaga no Pan do Rio e vai buscar índice na Maratona, mesmo sem ter participado de provas nessa distância até hoje.

A premiação total foi de R$11.500 para os primeiros colocados, assim como troféus que foram entregues pelo padrinho do evento, Hudson de Souza. Campeão Pan americano nos 1.500 e 5.000m, ele se disse lisonjeado com o convite. Já me espelhei em muitos corredores no começo da carreira e agora ser referência para os atletas que estão aqui é uma grande honra. Espero incentivar mais gente para o atletismo”.

Incentivo – Após a confirmação dos resultados da Volta da Pampulha, no próximo domingo (2) será definido o ranking acional de corredores de rua. A partir daí, os dez melhores nas duas categorias serão inscritos no Programa Nacional CAIXA de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 2007.

Este texto foi escrito por: Webrun

Tags

caixa
 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!