Fique atento com os tornozelos e evite lesões

Redação Webrun | Caminhada · 04 out, 2016

Uma das áreas mais suscetíveis a lesões nos corredores sem dúvida é o tornozelo, chegando a representar de 16% a 21% de todas as lesões esportivas. Por isso é necessário estar ciente dos riscos e se preparar para minimizar os perigos que o treino traz a eles.

Essas lesões acontecem com maior frequência durante as competições onde, o corredor está em terrenos desconhecidos. O atleta muitas vezes não sabe o que vem pela frente, por isso as contusões são mais comuns no “dia D” do que durante os treinamentos.

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Os ferimentos mais comuns causados a partir dos tornozelos são: os entorses com suas lesões ligamentares, fascite plantar e fraturas por stress nos ossos do calcanhar e nos metatarsos.

O primeiro passo para quem desejar diminuir o risco de problemas na região é fortalecer os músculos. “Dar maior atenção a musculatura da região do tornozelo, pode sim minimizar os riscos do desenvolvimento de lesões. Pelo simples fato que, músculos mais preparados e fortes podem proteger uma articulação que necessita de proteção e suporte muscular”, explica o ortopedista José Marques Neto, especializado em medicina esportiva.

Por funcionar em conjunto com os ligamentos, que sofrem com as famosas torções, os músculos responsaveis pela estabilidade dos tornozelos devem receber programação independente e específica.

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A estratégia para quem amarga constantemente esses problemas é fazer exercícios voltados para esta parte do corpo. O Dr. Neto recomenda fortalecer a panturrilha e o músculo tibial anterior (canela). “Até treinar os músculos intrínsecos do pé podem ajudar”.

Prestar atenção na sua intensidade também pode poupar seus tornozelos. Correr além do volume de treino que o atleta está acostumado pode acarretar em lesões na região, por isso é recomendável procurar um profissional da área, que indique treinos adaptados a cada pessoa com sua devida progressão.

Além disso, alguns fatores externos são essenciais para a prevenção. O corredor pode utilizar bandagens, tensores e o tênis deve ser observado, já que calçados com solado alto podem ser propícios a provocar lesões.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli

Redação Webrun

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