Federação Paulista de Atletismo irá regulamentar Corrida de Rua no Estado de SP

Redação Webrun | Caminhada · 19 out, 2005

Nessa última terça-feira aconteceu em São Paulo o primeiro “Workshop de Corrida de Rua” do estado paulista. O evento foi realizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e reuniu organizadores de provas. Além disso, o workshop contou com a presença do secretário de esportes do município de São Paulo, Heraldo Corrêa e com o representante do CET (Centro de Engenharia do Tráfego) Eduardo Macabelli.

O encontro teve como objetivo unificar e regulamentar as corridas de rua do estado de São Paulo. No ano passado o estado teve cerca de 150 provas. Segundo o presidente da FPA, José Antônio Fernades, a intenção é que a partir de agora a federação crie um manual de procedimentos para o organizador e um calendário de provas unificado. Essa medida irá beneficiar os corredores e também a população.

“As dificuldades que uma prova gera são sempre as mesmas e hoje temos em média três provas por fim de semana. Portanto algumas regulamentações devem ser feitas. Temos que ter um calendário de provas concreto para que se possa estudar a prova e os impactos dela para a cidade com antecedência”, conta o secretário de esportes, Heraldo Corrêa.

Além disso, uma corrida envolve diversas instituições. Para realizar a Maratona de São Paulo 2005, por exemplo, foram necessários diversos encontros e reuniões com a secretaria da saúde, CET, subprefeituras, Guarda Civil, Polícia Militar entre outros. E isso acontece com todas as provas independente do número de participantes.

Hoje em dia o serviço que o CET presta para as provas não é cobrado. A idéia é que a partir de 2006 os organizadores paguem alguma taxa para terem o apoio do CET. Outra proposta deles é que as provas de corrida não comecem depois das 8h30. “O CET irá batalhar para que as provas de 2005 comecem mais cedo. Horários como os de 9h e 9h30 serão eliminados. Isso facilitaria o trabalho do CET e não atrapalharia tanto o trânsito da cidade”, revela Eduardo Macabelli.

Agora a FPA irá receber as idéias dos organizadores e elaborar o manual de corrida que deve entrar em vigor no inicio de 2006.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!