O projeto deu certo graças à colaboração dos corredores (foto: Divulgação)
No último dia 28 a entidade paulista Associação Cruz Verde, que presta assistência aos portadores de paralisia cerebral grave, inaugurou a primeira brinquedoteca móvel do país adaptada para pessoas com deficiência. A ação promete ajudar na recuperação de pacientes acamados, que não tem condições de sair de seus leitos para ter acesso aos brinquedos.
O projeto foi viabilizado em parceria com a Corpore, graças aos corredores que fizeram doações durante as inscrições da Corrida dos Bombeiros, disputada no dia sete de julho em São Paulo. A Ri Happy Brinquedos também apoiou a causa, já que foi a responsável por desenvolver a brinquedoteca e também colocou à disposição a consultora Germana Savoy, Diretora da Associação Brasileira de Brinquedoteca, psicóloga com especialização em neuropsicologia e que utiliza ferramentas e recursos lúdicos para estimulação de crianças com algum tipo de deprivação.
“Quanto mais cedo introduzir o ato de brincar para a criança com deficiência, é possível mudar o seu prognóstico, diminuindo suas seqüelas e melhorando sua qualidade de vida, explica a psicóloga. Segundo a Cruz Verde, cerca de 450 crianças serão beneficiadas por mês num primeiro momento. É um grande benefício para um paciente que vive acamado, muitas vezes sem poder receber estímulos diferentes, sem poder viver experiências novas e sem poder viver esse mundo mágico dos brinquedos e dos livros, comenta Marilena Pacios, superintendente da Associação.
Já segundo David Cytrynowicz, presidente da Corpore, a inauguração da brinquedoteca realça um dos pilares das provas da entidade, o estímulo à qualidade de vida. Nós o fazemos promovendo a inclusão dos mais variados públicos nas provas e, simultaneamente, apoiando iniciativas de entidades alinhadas com a nossa missão . Quem quiser colaborar com a Cruz Verde pode cessar o site oficial, o www.cruzverde.org.br.
Este texto foi escrito por: Webrun