Corredores puderam conferir as dicas para a Maratona de Paris (foto: divulgação)
O mês da abril é a época do ano em que se concentra as mais importantes maratonas mundiais. Uma delas é a charmosa Maratona de Paris. Com largada na frente do Arco do Triunfo, a prova agrada estrangeiros e também brasileiros.
Para esse ano cerca de 40 brasileiros, da equipe do treinador Marcos Paulo Reis, irão participar de Paris, que acontece no dia 10 de abril. Por isso nessa última segunda-feira aconteceu em São Paulo, na loja esportiva Velocità Sports, uma palestra exclusiva sobre a prova, ministrada pelo treinador Reis. Confira.
São Paulo – Paris é conhecida mundialmente pela refinada gastronomia, por ser a cidade luz e também por organizar a mais charmosa maratona do mundo. É a única prova de 42 quilômetros que tem o privilégio de largar na frente do Arco do Triunfo.
No ano passado cerca de 34.500 pessoas participaram da Maratona de Paris. Desse grupo 4.900 eram do sexo feminino. Segundo o treinador Marcos Paulo Reis, da assessoria esportiva MPR, Paris tem um percurso quase todo plano e isso atraí adeptos de todos os lugares. Essa prova está entra as 10 mais rápidas do mundo, revela.
Mas correr numa prova rápida exige alguns conhecimentos extras. Cada corredor, por exemplo, ao perceber que terminou o quilômetro mais rápido que o normal, deve brecar, se não ele pode deixar de completar a prova.
Além disso, todos os atletas devem fazer uma hidratação completa antes, durante e depois da prova. Durante a maratona deve-se beber água, isotônico e ingerir carboidrato. Os postos de abastecimentos são distribuídos a cada cinco quilômetros de prova. O primeiro fica no quilômetro cinco. Já a partir do quilômetro 7,5 os corredores podem pegar uma esponja para retirar o suor do rosto.
O clima de Paris também é favorável para uma boa corrida. A média de temperatura no mês de abril varia de oito a doze graus. O bom é que nós brasileiros treinamos no calor e vamos correr no frio. Isso diminui o desgaste na hora da prova, conta Reis.
Mesmo assim o maratonista de Paris deve ter uma atenção especial para a roupa. Eu recomendo o uso de luva, gorro e blusa de manga longa. Quanto usar short ou calça fica a critério de cada corredor. Mas nessa temperatura eu corro de short, revela o treinador.
Para o corredor e superintendente executivo do Banco Real, José Roberto Machado, a Maratona de Paris não tem segredo. Esse será o meu segundo ano de Paris. Estou tranqüilo, quero me divertir, conta. Mas para Reis a diversão só deve ser feita após cruzar a linha de chegada.
Muitas pessoas passeiam antes da prova e se desgastam. E isso faz cair o rendimento delas na prova. Sem falar aquelas outras pessoas que chegam lá e se fartam com a comida, alerta Reis. Por isso aconselha-se que os passeios e a comilança sejam feitas depois de curtir cada quilômetro da prova.
Percurso: A largada acontece em frente ao monumental Arco do Triunfo, erguido em 1836 para celebrar os feitos militares de Napoleão e de onde saem mais 11 avenidas, entre elas a Foch, onde acontece a chegada.
Durante a corrida os participantes passam por lugares como Place de la Bastille, Museu do Louvre, Chateau de Vincennes, margens do Sena, Cathédralle Notre-Dame de Paris, Torre Eiffel e o parque Bois de Boulogne.
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa