Marizete é a grande campeã da competição (foto: Divulgação)
A edição 2009 do Desafio da Mata Atlântica, marcada para o dia quatro de julho, já está com as inscrições esgotadas, visto que foram preenchidas as 1.500 vagas colocadas à disposição dos corredores. A competição de 7,5 quilômetros pelo Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos) tem ascensão de 100 metros a cada quilômetro, com largada ao nível do mar e chegada a 750m de altitude.
O tiro de partida acontece às 9h no Cruzeiro Quinhentista, próximo a Praça Marechal Stênio Caio Albuquerque Lima, na cidade de Cubatão. O percurso passará por diversos pontos turísticos do Caminho do Mar, como o Pontilhão da Raiz da Serra, o Padrão da Lorena, o Rancho da Maioridade, as Ruínas do Pouso, o Pouso do Paranapiacaba, além de dois mirantes.
Muitos atletas participam de forma contemplativa, levando suas câmeras fotográficas para registrar os pontos turísticos do percurso, enquanto outro grupo visa competir e forte e buscar os primeiros lugares. Na primeira edição, em 2006, a vitória ficou com David Mesquita (31min35) e Marizete Rezende (36min29), em 2007 com Chiquinho Barbosa (31min27) e Marizete Rezende (37min16) e em 2008 com Chiquinho (30min51) e Marizete (35min50).
Para a edição deste ano os organizadores estabeleceram uma premiação de R$ 33 mil aos 10 melhores colocados entre os homens e entre as mulheres, enquanto os cinco melhores nas faixas etárias receberão troféus. No site da prova, o www.triesportes.com.br, estão disponíveis infográficos de altitude e do percurso.
Este texto foi escrito por: Redação Webrun