A largada da Maratona de Londres aconteceu na manhã desse domingo na capital britânica. Mesmo sem a atleta favorita da competição, Paula Radcliffe que ficou fora por causa de lesão, a briga pelo pódio foi intensa.
O clima nublado não impediu que 35 mil pessoas invadissem as ruas de Londres para correr 42 quilômetros. A largada feminina foi dada às 9h (horário local). No pelotão geral era possível encontrar pessoas de diversas nacionalidades e até corredores fantasiados, como um casal vestido de noivos.
Os primeiros quilômetros da prova feminina foram liderados pela atleta americana Deena Kastor e as quenianas Susan Chepkemei e Salina Kosgei. Aos 34 minutos de prova, Kosgei tropeçou no posto de água, mas não saiu da competição e continuou na briga pelo pódio.
Mas na metade do percurso a americana Deena Kastor passou a liderar sozinha a maratona. Ao pegar uma bebida no posto de hidratação, Kastor escorregou e caiu em cima da mesa de água. Mesmo assim ela continuou na liderança e dominou a competição até o final.
Kastor cruzou a linha de chegada no tempo de 2h19min35. Medalha de bronze nas últimas olimpíadas, ela se tornou a oitava mulher que correu a Maratona de Londres sub 2h20min. O segundo lugar ficou para a russa Lyudmila Petrova seguida pela queniana Susan Chepkemei.
Este texto foi escrito por: redação Webrun