*Atualizada às 17h01
Estava programada para o próximo domingo a Correata dos Aeroportos, uma passeata organizada por corredores entre os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, até o galpão demolido da Tam, próximo ao aeroporto de Congonhas, local do acidente com o avião da companhia em julho passado. Porém, por orientação da Polícia Militar e da CET, o evento teve que ser adiado e, segundo os organizadores, a nova data ainda será definida.
Serão 27 quilômetros e a expectativa é reunir 800 pessoas entre participantes e apoiadores. A idealização do projeto é do Movimento Corra Brasil, uma organização sem fins lucrativos formada por atletas e entusiastas, que tem o objetivo de promover o esporte e a cidadania.
Perdi um amigo e atleta que estava no vôo. Logo depois li uma carta da mãe de uma das vítimas clamando a atenção dos governantes, comenta Luciano Sauer, organizador do movimento. Segundo ele, após conversar com alguns amigos, surgiu a idéia de convocar a comunidade de corredores para homenagear as famílias das vítimas.
O evento tem o apoio da Abrapavaa (Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos) e, para participar, basta contribuir com dois quilos de alimento não perecível, que serão trocados por uma camiseta alusiva ao evento, que terá espaço para que cada atleta escreva a sua causa. É a forma que encontramos para que cada um exerça a cidadania e cobre nossos dirigentes através do esporte, explica Sauer.
De acordo com os organizadores, toda a prova será documentada com foto, filmagem e abaixo assinado, que posteriormente serão enviados ao Governo Federal para exigir ordem, segurança e uma solução rápida e eficaz para o caos aéreo. As inscrições poderão ser realizadas até essa quarta-feira (12) através do site www.corrabrasil.com.br.
Este texto foi escrito por: Webrun