Correr pode causar artrose? Dr. Marco Demange esclarece

Redação Webrun | Saúde · 11 abr, 2025

A artrose, ou osteoartrite, é uma condição degenerativa que ocorre quando a cartilagem que reveste as articulações se desgastam com o tempo. 

Conversamos com o Dr. Marco Demange, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina da USP, e ele explicou que o impacto repetido durante a corrida pode afetar a cartilagem e o menisco — especialmente quando já estão lesionados.

Ele pode estar relacionado a casos de corredores que já tinham predisposição genética, lesões prévias ou excesso de treino sem acompanhamento adequado.

Foto: Adobe Stock

           O que pode ultrapassar o limite das articulações:

  • Excesso de volume: correr demais sem ter a musculatura preparada pode levar à fadiga muscular e à falta de proteção das articulações.
  • Intensidade sem pausas: treinos muito intensos e sem tempo de recuperação impedem que a cartilagem e o menisco se hidratem adequadamente.
  • Excesso de peso corporal: correr por muito tempo com sobrepeso aumenta o risco de lesões. Já pessoas com bom condicionamento físico e musculatura fortalecida podem suportar volumes e intensidades maiores.
  • Biomecânica inadequada: uma mecânica de corrida ruim favorece lesões no joelho e na cartilagem

“Correr é ótimo, desde que você saiba correr. O impacto repetido sobre a cartilagem articular, se ultrapassar um certo limite, começa a machucá-la,” enfatiza.
Embora o impacto repetitivo seja uma preocupação comum, a prática regular e moderada de corrida não está associada ao aumento do risco de desenvolver artrose em pessoas saudáveis.

Se quiser continuar por dentro de conteúdos como esse, acompanhe a gente também no Instagram: @webrun 

 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!