O nosso corpo tem o poder de se desintoxicar sozinho. Porém, com o stress, a má alimentação e a correria do dia a dia o organismo precisa de uma ajudinha extra. O indicado é incluir ingredientes com características detox em todas as refeições. A Boali, rede de alimentação saudável, em parceria com a consultoria de nutrição nutri&consult, preparou uma lista com os seis principais alimentos que devem incluir em uma dieta para manter o bom funcionamento do organismo.
A nutrição funcional utiliza os princípios da desintoxicação para ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Desta forma, nutre o corpo sem sacrifícios, aumenta a disposição, promovendo emagrecimento e ainda melhora o sistema imunológico, explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez.
Porém, o detox é muito mais do que emagrecimento. Este tipo de dieta melhora o humor, raciocínio, memória e disposição; torna a pele e os cabelos mais bonitos; ajuda no controle do apetite; aumenta a produtividade e acelera o metabolismo. Isso porque os alimentos detox são ricos em fibras e fitoquímicos (como quercetina, resveratrol, dialil, sulforafanos) que participam de processos específicos de limpeza do organismo, ressalta a nutricionista.
O detox pode e deve ser realizado diariamente, desde o café da manhã, com sucos verdes, até o jantar, com refeições mais leves como uma deliciosa salada preparada com folhas verdes, brotos e legumes e acompanhada de suco de frutas vermelhas geladinho. Assim ajudamos o sistema de desintoxicação do nosso corpo a trabalhar bem todos os dias, afirma Maria Fernanda.
Veja abaixo os benefícios dos sete principais ingredientes detox e prepare nutritivas refeições:
1. Folhas verdes
Ricas em clorofila, que protege o corpo de toxinas ambientais como metais pesados, herbicidas e pesticidas. Além disso, possuem fibras e micronutrientes;
– Melhoram o trato gastrointestinal e favorecem a eliminação das toxinas;
Exemplos: couve, espinafre e agrião.
2. Vegetais crus
– Ajudam o fígado a eliminar as toxinas durante o processo de limpeza. Também são ricos em enxofre, que ajuda a desintoxicar;
Exemplos: brócolis, cenoura e abobrinha.
3. Frutas Vermelhas
– Ricas em vitamina C, que participa da formação do colágeno, ácido elágico, que previne rugas, e antocianinas;
– Melhoram o sistema imunológico, a atividade enzimática e a expressão de genes;
Exemplos: morango e amora.
Se inscreva no Mountain Do Praia do Rosa?
4. Grãos e leguminosas
– Oferecem as fibras, que retardam a absorção de glicose, evitando picos de glicemia e também têm impacto na absorção de gorduras;
Exemplos: chia e linhaça.
5. Raízes e tubérculos
– Fornecem energia para o organismo, além de serem ricos em nutrientes;
Exemplo: mandioquinha e batata-doce.
6. Sementes e oleaginosas
– Contêm ômega 3, que mantém a parede do intestino lubrificada, para facilitar a eliminação de toxinas;
Exemplo: castanha do Pará e nozes.
Todos esses ingredientes podem ser encontrados no cardápio de verão da Boali. Destaque para os sucos funcionais, novos sabores de chás orgânicos e o lançamento dos mixes funcionais que podem ser adicionados às bebidas para aumentar os seus benefícios.
Os alimentos detox estão sinalizados com um carimbo personalizado no cardápio da Boali. Assim, os consumidores conseguem identificá-los e incluí-los em suas saladas, pratos e bebidas para ajudar o corpo a desintoxicar todos os dias, não somente alguns dias por ano, ressalta Victor Giansante, sócio operador da rede.
Este texto foi escrito por: Webrun