Confira as dicas de alimentação para o Revezamento Pão de Açúcar

Redação Webrun | Maratona · 15 set, 2006

No próximo domingo acontece em São Paulo a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. E por ser uma corrida de revezamento, a competição tem atletas de todos os níveis. Por isso, a equipe da assessoria esportiva 4any1 listou algumas dicas de alimentação especial para a Maratona do Pão de Açúcar.

Sexta (15/09) e sábado (16/09):

  • Beba líquidos durante todo o dia, opte por sucos de frutas e bebidas esportivas, pois tem mais carboidratos;
  • Aumente os carboidratos em todas as refeições. No café manhã isso pode ser obtido com pães, cereais, frutas. Já no almoço e jantar massa, batata, arroz;
  • Evitar gorduras como, por exemplo, carnes gordas, frituras, etc.
  • Não pular refeições (três principais intercalando com lanches)

    Jantar da véspera (16/09)

  • Aumente os carboidratos: nhoque, macarrão, batata, arroz e etc
  • carnes brancas
  • suco de frutas
  • Evite gorduras de molhos e frituras;

    Antes de dormir: se hidrate com sucos, água ou isotônicos (bebidas esportivas)

    Café da manhã antes da prova (17/09): tem que ser o mais habitual possível, coma o que esta acostumado antes de treinos e provas. Dê preferência a pães, cereais, torradas, sucos de frutas e frutas, pois são fontes de carboidratos. Caso seja o primeiro a correr a refeição deverá ser mais leve, exemplo:

    – um a dois copos de sucos
    – uma a duas fatias de pão
    – queijo branco
    – geléia

    Mas se demorar mais de 2 horas do café da manhã, para começar a corrida, faça uma refeição mais reforçada:

    – um a dois copos de sucos
    – uma a duas fatias de pão
    – queijo branco
    – geléia
    – cereais
    – fruta
    – evite leites e iogurtes

    Durante a prova: três horas após a última refeição, esgotam-se as reservas de energia para o trabalho muscular, o que proporciona isso é o tempo de espera no revezamento. Por isso quando for correr, procure tomar bebidas com carboidratos como, por exemplo, os isotônicos.

    Até 1 hora antes de correr coma: frutas, bolachas salgadas, barras de cereais ou géis de carboidratos, pois são alimentos de fácil digestão e rápida absorção.

    Para os atletas de 5 km: durante a prova apenas água

    Para os atletas de 10 km ou mais durante a prova um gel de carboidratos a cada 30 minutos

    Pós-prova: fazer uma refeição na primeira hora após a prova, para melhorar a recuperação muscular, ou um lanche reforçado, e muita hidratação.

    Este texto foi escrito por: redação Webrun

  • Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!