Conceição Oliveira e Giomar Pereira vencem Circuito Caixa BH

Redação Webrun | Corridas de Rua · 03 ago, 2009

O pelotão do Cruzeiro fez a festa em casa (foto: Luiz Doro Neto/adorofoto)
O pelotão do Cruzeiro fez a festa em casa (foto: Luiz Doro Neto/adorofoto)

No último domingo aconteceu em Belo Horizonte (MG) mais uma etapa do Circuito de Corridas da Caixa, competição com distâncias de cinco e 10 quilômetros disputada na Lagoa da Pampulha. A vitória entre os homens ficou com Giomar Pereira da Silva, enquanto entre as mulheres Conceição Maria Carvalho Oliveira foi a melhor.

A largada aconteceu às 8h02 com temperatura na marca dos 23ºC e presença de aproximadamente 2.400 pessoas. Entre as mulheres a partir do segundo quilômetro Conceição e Andréa Benites travaram um duelo particular até a linha de chegada, momento em que a primeira cruzou com o tempo de 34min33, contra 34min38 da rival. O terceiro posto ficou com Edielza Alves dos Santos ao marcar 35min50.

“Gostei muito do trajeto, pois treino na Cidade Universitária, em São Paulo, num percurso parecido”, explica a campeã, que é natural do Piauí, mas mora na capital paulista há 17 anos. “Minha temporada sempre rende mais no segundo semestre. Agora quero buscar os pontos para ficar entre as três primeiras no ranking”, completa a competidora que acumula 102 pontos e subiu da sétima para a quinta posição na classificação geral.

Quem também se mostrou muito feliz após a etapa mineira foi Marizete Rezende, que apesar do quarto lugar na disputa, acumulou pontos suficientes para se manter no topo do ranking. “Depois de duas maratonas, estava bem cansada. O objetivo era mesmo somar alguns pontinhos e agora abri 50 de vantagem”, conta a atleta que tem 170 pontos contra 120 de Marizete Moreira dos Santos, que não competiu em Minas Gerais.

Homens – Na disputa masculina a equipe do Cruzeiro levou força máxima para competir em casa e o resultado foi uma corrida equilibrada. Franck Caldeira assumiu a liderança no início, mas foi logo de cara alcançado por Giomar, João da Bota e Gilberto Lopes, grupo que se manteve junto até o quilômetro sete. A um quilômetro da linha de chegada Giomar apertou o passo e cruzou em primeiro com 29min31, seguido por João da Bota nove segundos depois e por Franck 12 segundos mais tarde.

“A vitória deste domingo foi especial, pois foi minha estreia em Belo Horizonte correndo pelo Cruzeiro. A equipe é forte e procurei forçar o ritmo no final para evitar que o João chegasse nas minhas costas como aconteceu em Goiânia”, relata o campeão que mantém a liderança do ranking com 156 pontos, seguido por João da Bota com 121. “Vou disputar as 10 Milhas Garoto e a Meia do Rio, onde quero subir no pódio, mas o objetivo maior é a São Silvestre”, acrescenta o baiano de Jacobina.

Já Franck, que voltou ao Circuito após três anos, se disse feliz com o resultado. “Os meninos estão bem rápidos e está difícil acompanhar, pois ainda estou um pouco lento para este tipo prova”, afirma referindo-se a Giomar e João da Bota. “Quero lutar agora pelo pódio na Meia do Rio e vou fazer um treinamento na altitude para a São Silvestre”, acrescenta o atleta que tem 74 pontos e subiu da 11ª para a sétima posição no ranking.

A sexta etapa do Circuito acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no dia 30 deste mês e as inscrições já estão abertas no Webrun. Para garantir uma vaga, basta acessar a seção Inscrições Online.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!