Conceição ficou com o bi e comemorou muito (foto: Luiz Doro Nwto/ Adorofoto)
Neste domingo aconteceu em Porto Alegre a etapa gaúcha do Circuito de Corridas da Caixa, competição que teve como palco de fundo o Parque da Marinha do Brasil. A piauiense Conceição Maria Carvalho Oliveira faturou a disputa pelo segundo ano consecutivo, enquanto Anoé Dias venceu sua primeira prova na temporada.
O forte calor e o sol foram predominantes neste domingo de inverno às margens do Lago Guaíba, um dos cartões postais da capital gaúcha. As mulheres saíram Às 9h04, momento em que a temperatura estava na marca dos 23 graus.
Conceição assumiu a ponta a partir do quilômetro três e teve sempre a companhia de Marizete Moreira e Andrea Celeste Benites, que a todo o momento tentavam imprimir um ritmo mais forte para alcançar a adversária. Conceição não se intimidou e fechou os 10 quilômetros com o tempo de 34min28 para faturar o bicampeonato da etapa. Marizete foi a segunda com 34min42, enquanto Andréa fechou com 34min54.
“Eu me preparei para vencer, pois sempre corro bem em Porto Alegre, conta a campeã, que em maio deste ano ganhou a Maratona de Porto Alegre. “O ritmo da corrida foi forte, pois estavam aqui as melhores do ranking. Por isso estou muito feliz e quero fechar a temporada entre as três primeiras, completa a atleta que agora soma 132 pontos no ranking Caixa/ CBAt e subiu da quinta para a quarta posição. O próximo desafio será já no próximo dia seis na Meia Maratona do Rio. Já no final do mês de setembro ela vai encarar a etapa de Fortaleza do Circuito
A segunda colocada, Marizete, também se disse satisfeita com o resultado. “A prova foi bem rápida, com temperatura agradável. Agora vou para a Meia do Rio e depois disputarei as demais provas do Circuito Caixa para ficar entre as três ao final da temporada, ressalta a competidora que ostenta a vice-liderança do ranking com 146 pontos, atrás apenas de Marizete de Paula Rezende, quinta em Porto Alegre, que tem 186 pontos.
Já entre os homens quatro corredores disputaram a liderança logo no começo da prova e se mantiveram juntos até a passagem pelo quilômetro sete. Anoé dos Santos Dias, Claudir Rodrigues, José do Nascimento Souza e Sivaldo Santos Viana se revezaram na liderança até que a três quilômetros do final Anoé e Claudir aceleraram, melhor para Anoé, que fechou cm primeiro com 29min47.
Claudir foi o segundo com 29min54, enquanto José do Nascimento foi o terceiro com 30min16. “Gostei muito do percurso, bem plano, e também do apoio do público que acompanhou a prova. Fiz um trabalho para melhorar a velocidade neste semestre e está dando certo, conta Anoé, que correrá a Meia Maratona do Rio e a sétima etapa em Fortaleza.
No Circuito Caixa, este ano, ele ficou em segundo lugar em Ribeirão Preto, terceiro em Goiânia e quinto em Belo Horizonte, resultados que o deixam com 128 pontos no ranking e a possibilidade de subir do quinto para o terceiro lugar. A liderança permanece com Giomar Pereira da Silva, com 156 pontos, seguido de José do Nascimento Souza, com 140.
O atleta da casa, Claudir, venceu ano passado, mas desta vez não conseguiu acompanhar Anoé, que aumentou a velocidade nos últimos 400m. “Eu sou maratonista e o Anoé tem mais velocidade, pois vem disputando provas de 10 quilômetros, comenta o atleta que fez sua reestreia na temporada, depois de uma contusão no púbis, que o afastou das pistas desde maio. “Neste período perdi o patrocínio e agora quero mostrar que estou recuperado para buscar novo apoio em 2010, ressalta esperançoso o atleta de Santa Maria, que vai se preparar para Maratona de Foz de Iguaçu, em setembro.
A disputa reuniu mais de 1.300 atletas e contou ainda com uma corrida de cinco quilômetros para os atletas amadores. A próxima etapa do Circuito será em Fortaleza no dia 27 de setembro e as inscrições podem ser feitas na seção Inscrições Online do Webrun.
Este texto foi escrito por: Webrun