Circuito Popular Caixa chega a Campinas neste domingo

Redação Webrun | Corridas de Rua · 02 dez, 2009

O objetivo da prova é aproximar o esporte da comunidade carente (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)
O objetivo da prova é aproximar o esporte da comunidade carente (foto: Luiz Doro Neto/ Adorofoto)

Neste domingo (06/12) a cidade de Campinas, no interior paulista, receberá a segunda etapa do Circuito Popular de Corridas Caixa, competição com distância de seis quilômetros cujo objetivo é levar mais uma opção de prática esportiva e lazer a pessoas carentes. O local da disputa será as proximidades da Rua Wadi Abdala Gnatos, próximo à Fundação Douglas Andreani, que reúne as comunidades de Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B, que formam juntas a maior ocupação da América Latina, com 13 anos de existência.

Segundo números não oficiais, a região abriga cerca de 15 mil famílias, que não tem proximidade com o esporte. “Os eventos grandes que chegam a Campinas costumam acontecer em regiões centrais. É como se tivesse um muro que as pessoas da periferia não ultrapassam”, afirma Fernando Vanin, da Coordenadoria de Eventos Esportivos da Secretaria de Esportes da cidade.

O dirigente fornecerá apoio à competição nos quesitos limpeza, organização do trânsito e suporte médico. “É muito bom que esse evento aconteça dentro das comunidades. Isso gera uma boa integração, até com bairros mais distantes”, enfatiza. A prova terá equipe de apoio formada por pessoas da comunidade e contará ainda com o suporte da rádio comunitária e das associações de moradores de Parque Oziel e Monte Cristo.

“Será a corrida da integração”, comemora João Xavier, presidente da rádio comunitária de Monte Cristo, que todos os dias usa o carro de som para anunciar a corrida nos bairros vizinhos. Segundo ele, a ação tem dado resultado, já que muitos interessados já procuraram a rádio para fazer inscrição.

Os presidentes das Associações de Moradores também abraçaram a ideia e se mostram confiantes em aproximar a atividade esportiva dos moradores da região. “É um evento que pode ajudar a despertar as pessoas para a prática esportiva, alimentando a sua auto-estima”, relata Helenice Leonel de Paiva, que coordena o projeto Segundo Tempo em Monte Cristo, levando várias modalidades esportivas aos jovens. “Com a visibilidade que um evento importante como o Circuito Popular traz, teremos muitos benefícios na comunidade. Traz dignidade para os moradores”, complementa Jordes Silva Santos, representante do Parque Oziel.

As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas na Associação dos Moradores do Jardim Monte Cristo, sito à Aveniva Carlos Stella Neto, 52, ou na Associação dos Moradores do Parque Oziel, que fica na Rua Márcio Duarte Ribeiro 496. A taxa de participação são quilos de alimentos não perecíveis, que serão revertidos integralmente para as famílias da região.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!