Circuito Caixa Popular chega a São Remo (SP) neste fim de semana

Redação Webrun | Corridas de Rua · 01 out, 2009

O evento contará com a mesma estrutura das provas tradicionais (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)
O evento contará com a mesma estrutura das provas tradicionais (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)

Neste domingo (03) a comunidade São Remo, zona oeste da capital paulista, receberá a etapa de abertura do Circuito Popular de Corridas da Caixa, que este ano chega à segunda edição após uma experiência de sucesso em 2008. A largada está programada para as 9h na Rua Aquianés com percurso de cinco quilômetros e, para participar, é necessário doar doces para a festa de dia das crianças.

O objetivo do evento é levar o atletismo às comunidades carentes que, normalmente têm mais espaço para o futebol. São Remo se localiza no Butantã, nas proximidades da USP e hoje conta com mais de nove mil habitantes, a maioria praticante de alguma atividade física, fato que deve levar muitas pessoas para a competição.

“É importante termos uma corrida desse nível aqui em São Remo, para dar às pessoas outra opção de esporte. Nós estamos em busca de apoio para organizar times de vôlei, basquete e handebol”, explica Rosângela dos Santos, coordenadora do Projeto Alavanca, desenvolvido na região desde 2004. “A maioria ainda joga futebol. E a corrida, como é um esporte que todos podem praticar, é mais fácil de ser absorvida”, completa.

A ONG Alavanca é parceira da HT Sports na organização do evento junto com a Associação Esporte Solidário, que há quase dez anos atua na comunidade. Dirigido por Mário Sérgio Andrade, o projeto atinge 240 crianças e adolescentes entre sete e 18 anos, ensinando os fundamentos do atletismo.

“Eu me orgulho de fazer parte desse momento. A prática da corrida está democratizada, chegando às camadas populares e ainda propiciando retorno para a comunidade, como a doação de doces e a geração de renda (pessoas que vão trabalhar na prova)”, relata Mário Sérgio. “Isso é 100% inclusão social através do esporte, uma iniciativa muito bacana da HT Sports e da Caixa Econômica Federal”, comemora.

Vários moradores foram contratados como parte do staff, contribuindo para gerar receita dentro da região. As crianças também devem ganhar uma festa reforçada em outubro, com as balas, pirulitos e chocolates doados como taxa de inscrição para a corrida.

O evento contará com a mesma estrutura de corridas de grande porte, como cronometragem eletrônica, postos de água no percurso e na chegada, isotônico, sistema de som, palco de premiação, guarda-volumes, banheiros químicos, apoio médico com UTI móvel e ambulância para remoção. Haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados num total de R$ 1.350.

As inscrições podem ser feitas no Projeto Alavanca (Rua Aquianés 35 – São Remo) ou na HT Sports (Rua Nova Cidade, 128 Vila Olímpia). Os kits de participação, camiseta de tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem, deverão ser retirados no dia da prova, no próprio local da largada.

As próximas etapas serão no Parque Oziel, em Campinas, interior de São Paulo, Recanto das Emas, em Brasília, e Heliópolis, novamente na capital paulista. A participação é aberta a maiores de 16 anos (com autorização do responsável para menores de idade) e a distância do percurso varia entre quatro e seis quilômetros, dependendo da etapa.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!