Largada da prova de 2006 (foto: Luiz Doro Neto/ adorofoto)
Parte do valor arrecadado durante as seis etapas do Circuito de Corridas Caixa será doado para a Associação Esporte Solidário, entidade que ajuda mais de 240 crianças e adolescentes carentes da zona oeste da capital paulista. Em quatro edições do Circuito, essa é a primeira vez que os organizadores realizam esse tipo de ação solidária.
A entidade foi criada em 1999 e tem como objetivo contribuir para a formação de jovens de sete a 18 anos, provenientes da rede pública de ensino. Eles são divididos de acordo com a aptidão, nas aulas de atletismo, natação e de informática e recebem reforço escolar e orientação profissional.
Acho muito importante esta iniciativa da Caixa. Fico feliz pelo apoio dado a nossa instituição que tem como carro-chefe o atletismo, comenta Mário Sérgio Silva, presidente da Esporte Solidário. É importante não só pelo valor, mas também pela divulgação do projeto, completa. A maior parte da verba será destinada para custear a participação dos jovens nas provas do país, tanto na parte de deslocamento e hospedagem, quanto na compra de sapatilhas.
A entidade conta com 17 funcionários e atende as regiões do Rio Pequeno, São Remo, Sapé e Vila Dalva e para participar do projeto é necessário ser carente e estar na escola. Esse ano já houve mais de 400 inscritos, que passaram por um processo de seleção.
A primeira etapa do Circuito Caixa acontece no dia primeiro de abril, às 9h, no Eixo Rodoviário Sul, quadra 102, e contará com grandes nomes do atletismo mundial, que brigarão por pontos no Ranking da CBAt. Após a primeira etapa em Brasília, o circuito segue para Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Ribeirão Preto e Curitiba e, ao final, os dez melhores atletas serão inclusos no Programa de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo.
Este texto foi escrito por: Webrun