Chuva marca abertura do Circuito das Praias em Peruíbe

Redação Webrun | Corridas de Rua · 11 fev, 2007

Lourival Francisco gostou de correr na Terra da Eterna Juventude (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Lourival Francisco gostou de correr na Terra da Eterna Juventude (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Na manhã desse domingo aconteceu em Peruíbe, litoral sul paulista, a abertura do Circuito das Praias 2007, disputada na distância de 12 quilômetros no asfalto e na areia da praia. Confira como foi a prova, que contou também com a categoria revezamento.

Peruíbe – Após uma madrugada chuvosa, o dia amanheceu encoberto e abafado, com uma leve brisa, que soprava do mar. As condições estavam perfeitas para os cerca de 800 atletas que acordaram cedo e faziam o aquecimento em frente ao quiosque Scuba, na praia do centro.

Às 8h35 foi dada a sirene de largada e os atletas correram no sentido do trevo de entrada da cidade. Logo de início dois atletas despontaram do pelotão e seguiram forte até o primeiro quilômetro, mas não agüentaram muito tempo e foram logo ultrapassados por um corredor da equipe Carbocloro Cubatão.

A prova foi disputada em duas voltas de três quilômetros, metade no asfalto e metade na areia e, durante a primeira passagem para a praia, o atleta da equipe Carbocloro liderou soberano, um pouco atrás de um corredor da categoria revezamento. Ele seguiu na frente por um longo período e passou na marca dos seis quilômetros à frente de um pelotão de seis corredores, com boa distância.

Chegada – O atleta da equipe Carbocloro veio na liderança até quase o fim da prova, quando foi alcançado pelo pelotão que vinha atrás. Dessa forma, Urias Yostaque de Lima assumiu a ponta ainda na parte de areia e veio para o asfalto com a vitória garantida. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 37min35, seguido por Franklin Barcelos e por seu companheiro de equipe Welington Messias.

“No final do ano passado eu tive uma lesão, devido ao treinamento para a Maratona de Curitiba, então descansei duas semanas e hoje senti um pouco na primeira volta. Mas na segunda, graças a Deus, a perna recuperou e consegui vencer”, comenta Urias. Sobre os planos para a temporada 2007, ele fala: “vou treinar para estrear na Maratona de São Paulo e espero que a perna recupere totalmente para fazer uma boa estréia”.

Após a passagem dos primeiros colocados, a Serra dos Itatins, cenário de fundo da prova, começou a ficar encoberta até o ponto em que não era mais possível visualizar o morro e uma forte chuva começou a cair. Com essas condições chegaram as mulheres, com Maria dos Remédios Castro em primeiro.

A atleta, campeã do Circuito ano passado, correu durante todo o trajeto com sua companheira de equipe, Lindinalva Saraiva. “Corremos juntas e no final decidimos que a melhor venceria”. Ela fechou com o tempo de 48min02, contra 48min04 da segunda colocada. “Agradeço a Prefeitura de Cubatão, que apóia sem muitas cobranças. Hoje foi show de bola. Passei 30 dias em São Luiz e não treinei muito, estava com um pouco de receio, então eu agradeço ao tempo que colaborou”, cometa. Sua estratégia na prova foi correr com a companheira de equipe.

Para Lindinalva, segunda colocada, um detalhe no fim da prova, no trecho de transição da areia para o asfalto, foi o responsável por decidir a campeã. “A disputa foi boa, consegui fazer um tempo bom. Na subidinha eu tive um problema e a Remédios consegui chegar. Hoje o tempo ajudou, foi muito bom graças a Deus”.

Amadores – Entre os atletas amadores, Jaime José representou a cidade de Peruíbe. “Eu prefiro o sol, mas consegui correr bem e fiquei em quinto lugar na categoria. Moro há cinco anos em Peruíbe e pratico esporte há três”. Sobre o treinamento para as corridas, Jaime conta que o trabalho no caminhão de coleta de lixo é uma forma de treinamento. “Meu serviço já é um treino, ando mais ou menos 40 quilômetros por dia recolhendo lixo”.

Para Ana Carolina Fernandes a prova foi uma superação. “Estou com uma lesão na perna, então encontrei um pouco de dificuldade e tive que ter uma força de vontade muito grande, uma superação enorme”.

Outra integrante do time feminino na prova foi Rita Cajaíba, que adorou o tempo fresco. “Foi ótimo, fresco e com chuva no final. Foi um percurso plano, a areia não estava muito batida, o único problema foi o mar que estava um pouco alto, mas fora isso foi tudo bem”.

Mário Luiz da Costa é integrante de uma equipe de veteranos em São Paulo e correu a prova pelo terceiro ano consecutivo. O esportista sentiu dificuldades ao correr com chuva na areia. “A areia fica muito pesada e quando você começa a puxar mais o ritmo, não tem chegada. Então é bom manter mais tranqüilidade na praia e puxar no asfalto, se não você nem termina a prova”.

Outro veterano, Lourival Francisco da Silva, gostou do clima e do percurso e espera voltar em 2008. Ele é um exemplo de que o esporte faz bem para a saúde. “Tenho 71 anos e corro há 10. Sou feliz, quando entrei no esporte renasci”. Se correr é bom, correr em Peruíbe, a Terra da Eterna Juventude, é muito melhor: “é uma beleza, fico mais novo ainda”.

Crianças – Após a prova dos adultos, foi a vez das crianças disputarem uma corrida de 400 metros. São Pedro colaborou com os cerca de 15 atletas mirins, que correram sentido centro da cidade e foram muito incentivadas por seus pais e familiares.

Joelma Toledo, mãe de Fabrício, aprovou a participação do seu filho na corrida. “É um incentivo muito grande para as crianças, tem que ser feito desde pequeno”. E Fabrício adorou da experiência. “Gostei. Foi um pouco difícil, mas eu consegui”.

Avaliação – No final da competição, o organizador do evento, Oswaldo Júnior, fez uma avaliação da abertura do circuito. “Estava agradável, achamos que estaria muito calor, mas fomos surpreendidos pela chuva na madrugada. No começo da prova estava agradável, mas do meio para o fim veio uma chuva pesada, que dificultou principalmente pela areia, que ficou um pouco pesada”.

Sobre a mudança da distância em relação aos outros anos, de 10 para 12 quilômetros de percurso, ele comenta: “a mudança é para sair da mesmice dos 10k e também porque o atleta vai superando seus limites com o tempo. Ele começa num revezamento, passa para 10 quilômetros, meia maratona e depois maratona, então vamos mesclando no circuito as distâncias”.

A próxima etapa acontece no dia 15 de abril, em Cubatão, e as inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento, o www.circuitodaspraias.com.br.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!