Chiquinho esse ano venceu a Corrida Graacc da Corpore (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho, dominou as duas últimas edições do Desafio da Mata Atlântica A Tribuna Cubatão, competição com 7,5 quilômetros de subidas íngremes e brigará mais uma vez pela vitória no próximo sábado. A disputa acontece no Caminho do Mar, a Estrada Velha de Santos, e tem ascensão de 100m a cada quilômetro.
Apesar da dificuldade, o visual da Serra do Mar e dos famosos pontos turísticos da região são algumas das recompensas. Pelo menos para os amadores, já que a elite se concentra apenas no resultado final. Não dá para curtir nada. É uma corrida muito forte, tem de estar concentrado o tempo todo. Só para aproveitar depois da linha de chegada, afirma o bicampeão.
Aos 36 anos, ele comenta que usará a mesma estratégia os anos anteriores para se dar melhor sobre os adversários. A maior dificuldade é no começo. Se não tiver cabeça no início, paga caro no final. Procuro sair mais atrás e deixar para a metade da prova. Se errar no começo, não tem jeito, explica cauteloso.
Os atuais 30min51, que estabelecem o recorde da competição, foram obtidos por Chiquinho ano passado após uma forte disputa com Sérgio Celestino da Silva, que veio em seu encalço até o quilômetro sete. O pernambucano de Bodocó hoje mora e treina na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo e pode ser encontrado nas principais provas de rua da capital, como o Circuito Corpore.
Este texto foi escrito por: Webrun