Competição reuniu 1.600 corredores (foto: Divulgação)
A cidade de Villa La Angostura, na Patagônia argentina, recebeu a etapa final do Circuito Salomon K42, prova que teve vitória da chilena Marlene Flores entre as mulheres e do atleta da casa Cristian Mohamed entre os homens. A competição reuniu 1.600 corredores para a disputa principal e para a rústica de 15 quilômetros.
Villa La Angostura sofreu em junho com a erupção do vulcão chileno Puyehue, que cobriu a cidade de cinzas e prejudicou a temporada de inverno. Após quase seis meses a cidade ainda tenta se recuperar, já que ainda há muita fuligem, então a competição serviu para movimentar a economia local e trazer um pouco de lazer para os moradores.
A largada aconteceu pontualmente às 10h na Praça de Los Pioneiros e muitas pessoas foram às ruas para prestigiar os atletas. Necessitávamos saber que una prova desta magnitude poderia ser realizada em nossa cidade sem nenhum tipo de problema, conta Adriana, uma moradora local que não parava de aplaudir os corredores.
Logo no começo da prova o espanhol Tofol Castañer, o argentino Cristian Mohamed e o brasileiro Giliard Pinheiro (vice em 2010) assumiram a ponta e começaram a abrir diferença para os demais competidores. Arkaitz Ibarra Martinez e Gustavo Reyes seguiam no encalço dos líderes.
No quilômetro 25, no posto de água do Rio Bonito, Tofol passou tranquilo na liderança com cerca de dois minutos para Mohamed. Giliard estava a 2min30 do líder e começou a se queixar de dores no quadril, enquanto Arkaitz vinha com quatro minutos atrás e Reyes a seis. A partir daí começou o trecho mais difícil desta nona edição: nove quilômetros de subida tendo a areia como protagonista.
Os corredores chegaram então na base da estação de esqui Cerro Bayo (quilômetro 31). Tofol ampliou a vantagem sobre Mohamed em 2min45 e tudo parecia definido, enquanto no pelotão de trás as disputas eram cada vez mais intensas. Arkaitz abandonou a prova e Giliard também abdicou da luta pelo pódio e resolveu apenas completar. Sou brasileiro, não desisto nunca, comentou. Os dois resolveram seguir caminhando juntos até a linha de chegada.
Mudanças – No Ponto Mais Alto da disputa, o Club Andino Villa la Angostura (1.500m acima do nível do mar), Mohamed superou Tofol Castañer e obteve o prêmio especial oferecido ao primeiro atleta que chegasse ao topo da montanha. Foi neste momento também que Gustavo Reyes passou a terceiro, Custodio Antonio de Portugal, Iazaldil Feitoza do Brasil, e o argentino Israel Escudero alcançaram os dois caminhantes.
A partir do quilômetro 37 Tofol e Cristian chegaram à parte mais rápida da corrida e passaram a alternar a liderança correndo como se estivessem numa prova de pista, enquanto o público incentivava e aplaudia. Foi a final mais acirrada de todas as edições, entre o campeão da etapa mundial de provas Sky Running e o atual detentor do título da K42 Portugal.
Na chegada à Avenida Arrayanes Mohamed abriu cerca de cinco metros de distância, mas o espanhol juntou todas as suas forças para uma última investida que quase deu certo. Mohamed levou a melhor ao cruzar a linha de chegada com 3h33min56, seguido por Tofol 20 metros atrás com o tempo de 3h34min07. Gustavo foi o terceiro com 3h34min19, Antônio o quarto com 3h57min25 e Iazaldir o quinto com 3h59min15.
Foi uma corrida muito dura, principalmente nos primeiros 15 quilômetros, onde todos saíram fortes, conta o vencedor. O espanhol estava firme na liderança e pensei que não fosse alcançá-lo, mas na descida do Cerro Bayo ele perdeu um pouco de velocidade e foi a motivação que eu precisava para vencer, completa.
Feminino – Entre as mulheres as disputas não foram tão acirradas, o que não significa que a chilena Marlene Flores tenha vencido de forma fácil. Ela foi a primeira a alcançar o topo da montanha e obteve o prêmio especial, mas não se descuidou das adversárias em nenhum momento, já que a argentina Adriana Vargas estava a um minuto de diferença atrás, mesma distância da brasileira Rosália Camargo.
Ao descer do Cerro Bayo o cansaço era evidente entre as ponteiras, o que impedia uma tentativa da segunda e terceira colocadas acelerarem para buscar o primeiro posto. Mas, qualquer vacilo poderia fazê-las perder uma colocação para as duas que vinham no segundo pelotão, Laura Lucero e Andrea Moneta, ambas da Argentina.
Marele, atleta experiente em provas de rua que agora se dedica às corridas de montanha, usou sua experiência para segurar o primeiro lugar e vencer com o tempo de 4h36min24. Adriana chegou em segundo com 4h45min39 e Rosália em terceiro com 4h48min46.
Durante todo o percurso tinham pessoas para nos incentivar e isso me chamou muita atenção, já que no meu país isso não é comum, conta a chilena. Comecei a prova um pouco lenta, pois tenho uma hérnia nas costas que me prejudica quando vou muito rápido. Mas a partir do Cerro Bayo fui outra corredora e passei a ser mais agressiva até chegar em primeiro, completa.
A etapa argentina foi a final da série que já passou por diversos países, inclusive o Brasil, em Bombinhas (SC) e a temporada 2012 começa já em dezembro próximo, no dia 11, com a etapa Canarias, na Ilha de Tenerife. As inscrições estão abertas no site oficial, o www.k42trailrun.com.
Este texto foi escrito por: Redação Webrun