Corrida de Obstáculos

Conceição Oliveira se prepara para novo desafio na Xtreme Race

Travessia suspensa, obstáculos com pneus, túnel de lama, carregamento de peso, esses e outros obstáculos, alguns ainda mantidos em segredo pela organização, farão parte da segunda edição da Xtreme Race. A prova de oito quilômetros acontece neste sábado (22/02), em Águas de São Pedro, interior paulista.

A atleta profissional Conceição Oliveira, vencedora da última edição do Xtreme Race Atibaia, realizada em novembro de 2013, está inscrita para esta próxima edição. Atleta há 15 anos, Conceição é atualmente a segunda colocada no ranking nacional de corredores da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e está se preparando para seus desafios em 2014.

A 2ª edição da XTreme Race será em Águas de São Pedro Foto: J. Mantovani A 2ª edição da XTreme Race será em Águas de São Pedro Foto: J. Mantovani

“Além de muito divertido, este desafio é importante em minha preparação porque os obstáculos exigem uma boa base de treinamentos de força e resistência, o que pra mim é fundamental”, comenta.

Apesar do aspecto divertido da prova, é necessário que os participantes tenham preparo físico. A dica de Conceição é que, tanto os corredores amadores, quanto os profissionais venham com cautela e preparo físico, para passar pelos desafios sem se machucar.

Essa será a primeira corrida de obstáculos da Xtreme Race em 2014, e outras três edições já estão confirmadas para o primeiro semestre do ano. São elas: dia 6 de abril no parque Magic City, em Suzano (São Paulo), dia 27 de abril em Belo Horizonte (Minas Gerais) e no mês de maio (data a definir) em Arujá (São Paulo).

As inscrições terminam nesta quinta-feira (20/02), e podem ser feitas pelo site www.xtremerace.com.br.


Conceição Oliveira se prepara para novo desafio na Xtreme Race

Corrida de Obstáculos · 17 fev, 2014

Travessia suspensa, obstáculos com pneus, túnel de lama, carregamento de peso, esses e outros obstáculos, alguns ainda mantidos em segredo pela organização, farão parte da segunda edição da Xtreme Race. A prova de oito quilômetros acontece neste sábado (22/02), em Águas de São Pedro, interior paulista.

A atleta profissional Conceição Oliveira, vencedora da última edição do Xtreme Race Atibaia, realizada em novembro de 2013, está inscrita para esta próxima edição. Atleta há 15 anos, Conceição é atualmente a segunda colocada no ranking nacional de corredores da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e está se preparando para seus desafios em 2014.

A 2ª edição da XTreme Race será em Águas de São Pedro Foto: J. Mantovani A 2ª edição da XTreme Race será em Águas de São Pedro Foto: J. Mantovani

“Além de muito divertido, este desafio é importante em minha preparação porque os obstáculos exigem uma boa base de treinamentos de força e resistência, o que pra mim é fundamental”, comenta.

Apesar do aspecto divertido da prova, é necessário que os participantes tenham preparo físico. A dica de Conceição é que, tanto os corredores amadores, quanto os profissionais venham com cautela e preparo físico, para passar pelos desafios sem se machucar.

Essa será a primeira corrida de obstáculos da Xtreme Race em 2014, e outras três edições já estão confirmadas para o primeiro semestre do ano. São elas: dia 6 de abril no parque Magic City, em Suzano (São Paulo), dia 27 de abril em Belo Horizonte (Minas Gerais) e no mês de maio (data a definir) em Arujá (São Paulo).

As inscrições terminam nesta quinta-feira (20/02), e podem ser feitas pelo site www.xtremerace.com.br.

Xtreme Race divulga mais três desafios que farão parte do percurso

Corrida de Obstáculos · 14 fev, 2014

A corrida de obstáculos Xtreme Race anunciou mais três desafios que estarão presentes na competição, que será realizada na cidade de Águas de São Pedro, no interior paulista, no próximo dia 22. São eles: ladeira de lama, pneus suspensos e rede de escalada.

Os obstáculos, espalhados pelo percurso de oito quilômetros, ainda contam com teia de aranha, travessia suspensa, parede de escalada, barreiras, obstáculo com pneus, carregamento de peso, túnel de lama e desafio no bowl de skate.

Além dos já mencionados, os organizadores prepararam uma surpresa: cinco desafios serão mantidos em segredo até o dia da prova.

Resistência, equilíbrio e força são algumas características necessárias para a prova. Crédito: João Mantovani. Resistência, equilíbrio e força são algumas características necessárias para a prova. Crédito: João Mantovani.

"Escolhemos as provas de forma que os participantes tenham que utilizar o melhor de sua preparação física para conseguir passar por todos os obstáculos. Alguns exigem mais resistência, outros mais equilíbrio e outros, mais força. Dessa vez, o percurso será mais longo e mais radical”, comenta Rafael Sá, um dos organizadores da Xtreme Race Águas de São Pedro.

Vence quem terminar o percurso completo em menor tempo entre todas as disputas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: www.xtremerace.com.br.

O que comer antes, durante e após a prática de atividade física?

A partir desse mês o Webun estreia uma nova coluna de nutrição esportiva, com Telma Ranalli, especialista em nutrição clínica, funcional e Administração Hospitalar.

É fundamental que praticantes de atividade física tenham uma alimentação adequada para alcançar seus objetivos com um bom desempenho. Por isso, é importante saber quanto e o que comer antes, durante e após o treino.

Coca-cola na atividade física: vício ou benefício?

Pré - A alimentação pré-treino deve respeitar o horário e o tempo de digestão de uma refeição completa. Iniciar um treino com o estômago totalmente cheio pode trazer conseqüências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos. Da mesma forma, o jejum é contra indicado, pois pode causar hipoglicemia e perda do rendimento.

Para quem pratica atividade física antes do café da manhã, o ideal é fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício. Prefira o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico como pão branco, bolo simples, banana, suco de laranja, melancia, mel, granola, frutas secas. Recomenda-se dispensar alimentos proteicos como leite, queijo e iogurtes, e também as gorduras, a fim de evitar desconfortos gastrointestinais.

O suco de melancia é uma boa pedida no pré treino antes do café da manhã. Foto: Sergey Chayko/ Fotolia O suco de melancia é uma boa pedida no pré treino antes do café da manhã. Foto: Sergey Chayko/ Fotolia

Já aquelas pessoas que irão praticar atividade física após uma refeição, como café da manhã/tarde ou almoço, devem priorizar o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, pois demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos, mantendo baixos os níveis de insulina no organismo. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhado de cereais, como linhaça dourada, aveia ou quinoa real.

Durante - Durante o treino, a hidratação é essencial e, de uma maneira geral, recomenda-se a ingestão de 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Uma dica é preferir bebidas com temperatura em torno de 18ºC, pois são absorvidas mais rapidamente.

A reposição energética durante a atividade física dependerá da intensidade e duração do treino. Se este durar menos de uma hora, geralmente, não há necessidade de reposição. Entretanto, se o seu treino for mais longo, a reposição energética deve ser considerada, principalmente após a segunda hora, para que haja a manutenção da glicemia, rendimento e diminuição da perda de proteínas musculares.

Durante o treino não esqueça da hidratação, independente da duração da atividade. Foto: beatrice prève - Fotolia Durante o treino não esqueça da hidratação, independente da duração da atividade. Foto: beatrice prève - Fotolia

Pós - Realizar escolhas alimentares inteligentes após o exercício físico também contribui para recuperar totalmente a energia muscular e obter o melhor desempenho para o próximo treino. O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício para que haja uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese proteica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas).

Caso não seja possível ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos, recomenda-se beber dois copos de uma bebida esportiva. A hidratação após a atividade física é igualmente importante!

A melhor recuperação pós-treino é obtida ao combinar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas de rápida digestão, como por exemplo, pão branco com patê de atum e suco, carne magra com batatas ou macarrão, peito de frango com arroz, legumes e suco de frutas, torradas com queijo branco, geleia e água de coco. Não é recomendado consumir apenas proteínas no pós-treino, pois estas serão desviadas do seu nobre papel de construção muscular para a função energética.

O consumo de antioxidantes também é muito importante após o exercício, pois diminuem a ação dos radicais livres, substâncias que danificam células saudáveis, facilitando sua oxidação e morte. Uma dica é enriquecer sua dieta com nutrientes antioxidantes, como vitamina C, E, zinco e selênio, que estão presentes nas frutas (mamão, laranja, acerola, goiaba), legumes, verduras, castanhas, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes, frutos do mar.

O mamão é um ótimo antioxidante para o pós treino. Foto: PHOTON/ Fotolia O mamão é um ótimo antioxidante para o pós treino. Foto: PHOTON/ Fotolia

Os cuidados com a alimentação devem ser diários, independentemente da prática de atividade física. Portanto, procure ter uma alimentação saudável, fracionada em cinco a seis refeições ao dia, com alimentos variados e pratos coloridos. Evite o consumo de frituras, alimentos gordurosos, embutidos e industrializados. Prefira o consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

Referências:

  • BIESEK, S., GUERRA, I., ALVES, L. A. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
  • KLEINER, S. M.; GREENWOOD-ROBINSON, M. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
  • MAUGHAN, R. J.; BURKE, L. M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.
  • WILLIAMS C. Nutrição para promover a recuperação pós-exercício. GSSI, 2007.


  • O que comer antes, durante e após a prática de atividade física?

    Atletismo · 30 jan, 2014

    A partir desse mês o Webun estreia uma nova coluna de nutrição esportiva, com Telma Ranalli, especialista em nutrição clínica, funcional e Administração Hospitalar.

    É fundamental que praticantes de atividade física tenham uma alimentação adequada para alcançar seus objetivos com um bom desempenho. Por isso, é importante saber quanto e o que comer antes, durante e após o treino.

    Coca-cola na atividade física: vício ou benefício?

    Pré - A alimentação pré-treino deve respeitar o horário e o tempo de digestão de uma refeição completa. Iniciar um treino com o estômago totalmente cheio pode trazer conseqüências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos. Da mesma forma, o jejum é contra indicado, pois pode causar hipoglicemia e perda do rendimento.

    Para quem pratica atividade física antes do café da manhã, o ideal é fazer um lanche rápido, de fácil digestão e que ofereça energia suficiente para garantir qualidade e desempenho durante o exercício. Prefira o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico como pão branco, bolo simples, banana, suco de laranja, melancia, mel, granola, frutas secas. Recomenda-se dispensar alimentos proteicos como leite, queijo e iogurtes, e também as gorduras, a fim de evitar desconfortos gastrointestinais.

    O suco de melancia é uma boa pedida no pré treino antes do café da manhã. Foto: Sergey Chayko/ Fotolia O suco de melancia é uma boa pedida no pré treino antes do café da manhã. Foto: Sergey Chayko/ Fotolia

    Já aquelas pessoas que irão praticar atividade física após uma refeição, como café da manhã/tarde ou almoço, devem priorizar o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, pois demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos, mantendo baixos os níveis de insulina no organismo. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhado de cereais, como linhaça dourada, aveia ou quinoa real.

    Durante - Durante o treino, a hidratação é essencial e, de uma maneira geral, recomenda-se a ingestão de 150 ml de água a cada 20 minutos de atividade. Uma dica é preferir bebidas com temperatura em torno de 18ºC, pois são absorvidas mais rapidamente.

    A reposição energética durante a atividade física dependerá da intensidade e duração do treino. Se este durar menos de uma hora, geralmente, não há necessidade de reposição. Entretanto, se o seu treino for mais longo, a reposição energética deve ser considerada, principalmente após a segunda hora, para que haja a manutenção da glicemia, rendimento e diminuição da perda de proteínas musculares.

    Durante o treino não esqueça da hidratação, independente da duração da atividade. Foto: beatrice prève - Fotolia Durante o treino não esqueça da hidratação, independente da duração da atividade. Foto: beatrice prève - Fotolia

    Pós - Realizar escolhas alimentares inteligentes após o exercício físico também contribui para recuperar totalmente a energia muscular e obter o melhor desempenho para o próximo treino. O ideal é comer nos primeiros 30 minutos após o exercício para que haja uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese proteica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas).

    Caso não seja possível ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos, recomenda-se beber dois copos de uma bebida esportiva. A hidratação após a atividade física é igualmente importante!

    A melhor recuperação pós-treino é obtida ao combinar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas de rápida digestão, como por exemplo, pão branco com patê de atum e suco, carne magra com batatas ou macarrão, peito de frango com arroz, legumes e suco de frutas, torradas com queijo branco, geleia e água de coco. Não é recomendado consumir apenas proteínas no pós-treino, pois estas serão desviadas do seu nobre papel de construção muscular para a função energética.

    O consumo de antioxidantes também é muito importante após o exercício, pois diminuem a ação dos radicais livres, substâncias que danificam células saudáveis, facilitando sua oxidação e morte. Uma dica é enriquecer sua dieta com nutrientes antioxidantes, como vitamina C, E, zinco e selênio, que estão presentes nas frutas (mamão, laranja, acerola, goiaba), legumes, verduras, castanhas, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes, frutos do mar.

    O mamão é um ótimo antioxidante para o pós treino. Foto: PHOTON/ Fotolia O mamão é um ótimo antioxidante para o pós treino. Foto: PHOTON/ Fotolia

    Os cuidados com a alimentação devem ser diários, independentemente da prática de atividade física. Portanto, procure ter uma alimentação saudável, fracionada em cinco a seis refeições ao dia, com alimentos variados e pratos coloridos. Evite o consumo de frituras, alimentos gordurosos, embutidos e industrializados. Prefira o consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.

    Referências:

  • BIESEK, S., GUERRA, I., ALVES, L. A. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
  • KLEINER, S. M.; GREENWOOD-ROBINSON, M. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
  • MAUGHAN, R. J.; BURKE, L. M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.
  • WILLIAMS C. Nutrição para promover a recuperação pós-exercício. GSSI, 2007.

  • Empresa inova com dispositivo que monitora atividade via iPhone e iPad

    Atletismo · 18 dez, 2013

    Dispositivo controla até frequência cardíaca. Foto: Divulgação/ Athos Dispositivo controla até frequência cardíaca. Foto: Divulgação/ Athos

    Roupas com faixas de compressão para aumentar a performance e diminuir o número de lesões têm sido cada vez mais utilizadas por esportistas amadores e profissionais. Porém, a empresa Athos decidiu inovar ao lançar uma linha de vestuário com sensores digitais, que permitirão ao atleta ter ainda mais controle de seu treino.

    O dispositivo eletrônico instalado nas roupas funciona em sincronia com iPhone ou iPad e permite que a pessoa controle esforço muscular, frequência cardíaca, cadência e tempo que a atividade está sendo praticada. Além disso, é possível monitorar como e quais músculos do corpo estão sendo trabalhados.

    A novidade já está à venda no site da Athos www.liveathos.com por U$ 298 (cerca de R$ 685). Também é possível comprar somente os dispositivos para serem fixados na roupa por U$ 200 (aproximadamente R$ 460).


    Suplementação desnecessária pode causar danos ao organismo

    Suplementos podem prejudicar rins. Foto: Nithya Ramanujam Suplementos podem prejudicar rins. Foto: Nithya Ramanujam

    Menos de um mês praticando academia algumas vezes por semana e diversos potes de suplementos espalhados pelas prateleiras da cozinha: essa tem sido a realidade de muitas pessoas que acreditam que não conseguirão obter o desempenho desejado somente com os exercícios. Porém, o uso abusivo dessas substâncias pode ter o efeito inverso.

    De acordo com o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Roberto Correia, a suplementação não deve ser vista como uma forma de alimentação. “Apesar dos suplementos serem vendidos abertamente, eles só devem ser consumidos se houver uma deficiência no organismo e quem avalia isso é o médico”, afirma.

    Para isso é necessário avaliar hábitos do dia-a-dia que estão longe das academias. “As primeiras perguntas sempre são: ‘você se alimenta corretamente e dorme por, pelo menos, oito horas por dia?’. Caso a resposta seja negativa, é claro que o organismo não vai funcionar corretamente. O que importa é o que a pessoa faz, não o que ela toma”, explica Paulo Roberto.

    Pré-treino - O aumento do consumo por pré-treinos vem aumentando nos últimos anos e é causa de preocupação entre os especialistas. Normalmente a fórmula contém cafeína ou taurina, responsáveis pelo aumento do ritmo cardíaco, ou até drogas ilícitas, que impedem sua venda em locais fiscalizados.

    Segundo o fisiologista, o produto é dispensável, principalmente porque o corpo já produz uma substância com o mesmo princípio ativo. “Quando a pessoa se exercita diariamente no mesmo horário, existe uma liberação alta de endorfina, o hormônio do prazer. Deixar de treinar significa não ter essa sensação”, discorre o médico.

    Quando a atividade física se torna um hábito ela provoca um sintoma conhecido como síndrome da abstinência à endorfina. “O sintomas são parecidos com a abstinência de drogas e álcool: agitação, fissura e aumento no ritmo cardíaco. Porém, no caso do exercício, ela é um estimulante para que a pessoa continue sempre ativa”, completa Paulo Roberto.

    O médico explica que essa ação natural do corpo é a mesma desencadeada pelo pré-treino. “Como a pessoa não tem um treino regular, ela precisa de algo para dar ânimo. Às vezes os nutricionistas prescrevem o pré-treino, mas é somente em caso de necessidade”, diz.

    Pós treino - A moda do Whey Protein se espalhou nas academias e, mesmo sem saber direito qual sua principal função, ele tem sido o mais adotado pelos iniciantes. Porém, grande quantidade da proteína isolada do leite pode prejudicar seriamente a saúde.

    “O Whey Protein é metabolizado pelo fígado e excretado pelo rim, porém se a quantidade for maior do que o corpo precisa pode causar complicações severas na saúde”, conta o fisiologista. Dependendo do organismo de cada um, a superdose também pode causar cálculos renais e até perda do órgão.


    Suplementação desnecessária pode causar danos ao organismo

    Atletismo · 09 dez, 2013

    Suplementos podem prejudicar rins. Foto: Nithya Ramanujam Suplementos podem prejudicar rins. Foto: Nithya Ramanujam

    Menos de um mês praticando academia algumas vezes por semana e diversos potes de suplementos espalhados pelas prateleiras da cozinha: essa tem sido a realidade de muitas pessoas que acreditam que não conseguirão obter o desempenho desejado somente com os exercícios. Porém, o uso abusivo dessas substâncias pode ter o efeito inverso.

    De acordo com o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Roberto Correia, a suplementação não deve ser vista como uma forma de alimentação. “Apesar dos suplementos serem vendidos abertamente, eles só devem ser consumidos se houver uma deficiência no organismo e quem avalia isso é o médico”, afirma.

    Para isso é necessário avaliar hábitos do dia-a-dia que estão longe das academias. “As primeiras perguntas sempre são: ‘você se alimenta corretamente e dorme por, pelo menos, oito horas por dia?’. Caso a resposta seja negativa, é claro que o organismo não vai funcionar corretamente. O que importa é o que a pessoa faz, não o que ela toma”, explica Paulo Roberto.

    Pré-treino - O aumento do consumo por pré-treinos vem aumentando nos últimos anos e é causa de preocupação entre os especialistas. Normalmente a fórmula contém cafeína ou taurina, responsáveis pelo aumento do ritmo cardíaco, ou até drogas ilícitas, que impedem sua venda em locais fiscalizados.

    Segundo o fisiologista, o produto é dispensável, principalmente porque o corpo já produz uma substância com o mesmo princípio ativo. “Quando a pessoa se exercita diariamente no mesmo horário, existe uma liberação alta de endorfina, o hormônio do prazer. Deixar de treinar significa não ter essa sensação”, discorre o médico.

    Quando a atividade física se torna um hábito ela provoca um sintoma conhecido como síndrome da abstinência à endorfina. “O sintomas são parecidos com a abstinência de drogas e álcool: agitação, fissura e aumento no ritmo cardíaco. Porém, no caso do exercício, ela é um estimulante para que a pessoa continue sempre ativa”, completa Paulo Roberto.

    O médico explica que essa ação natural do corpo é a mesma desencadeada pelo pré-treino. “Como a pessoa não tem um treino regular, ela precisa de algo para dar ânimo. Às vezes os nutricionistas prescrevem o pré-treino, mas é somente em caso de necessidade”, diz.

    Pós treino - A moda do Whey Protein se espalhou nas academias e, mesmo sem saber direito qual sua principal função, ele tem sido o mais adotado pelos iniciantes. Porém, grande quantidade da proteína isolada do leite pode prejudicar seriamente a saúde.

    “O Whey Protein é metabolizado pelo fígado e excretado pelo rim, porém se a quantidade for maior do que o corpo precisa pode causar complicações severas na saúde”, conta o fisiologista. Dependendo do organismo de cada um, a superdose também pode causar cálculos renais e até perda do órgão.

    Meias de compressão: cuidado com as promessas

    A última novidade no arsenal de equipamentos para os corredores é a meia de compressão, que definitivamente entrou no mundo da corrida após a britânica Paula Radcliff pulverizar o antigo recorde da maratona, no final da década passada, quando venceu a Maratona de Londres usando o famoso acessório. Há muito tempo utilizadas por cirurgiões vasculares para a melhora de sintomas de uma série de condições médicas vasculares, como veias varicosas, veias incompetentes, doenças vasculares periféricas e dores em panturrilhas por edema periférico.

    Acessório virou febre entre os corredores. Foto: Divulgação Acessório virou febre entre os corredores. Foto: Divulgação

    A ideia foi "importada" pelos fabricantes para o mundo da atividade física partindo do mesmo pressuposto: se as meias cumprem a função de auxiliar estes pacientes no que diz respeito à melhora do retorno de sangue a partir dos membros inferiores de volta para o coração, então devem também auxiliar os corredores durante treinos e competições da mesma forma, proporcionando um bombeamento mais efetivo do sangue que desce para as pernas e pés de volta para o coração.

    Sem dúvida que a pressão contínua sobre a panturrilha deve promover uma melhora neste movimento sanguíneo de volta ao coração, mas a própria contração muscular já promove esta ação, além da superfície plantar, quando comprimida durante cada passo. Outras alegações surgiram com a comercialização maciça das meias, como a diminuição da fadiga muscular, do inchaço das pernas após treinos mais longos e prevenção de lesões. O apelo estético também foi amplamente utilizado.

    A ocorrência de veias varicosas, as chamadas varizes, tem como fator principal a genética, sendo que os outros fatores como obesidade, uso de anticoncepcionais e fumo também influenciam, mas são menos importantes. Portanto, o simples uso das meias de compressão não será suficiente para reverter a maior parte dos casos, mas pode ajudar.

    A diminuição da sensação de fadiga, cansaço, e inchaço das pernas ocorre devido à ação de compressão contínua da musculatura pela ação das meias e a prevenção de lesões supostamente tem sua justificativa baseada na ação das meias em diminuir a vibração muscular da panturrilha. Portanto não haveria uma grande ação muscular de tração sobre o osso e não causaria pontos de microfraturas, que poderiam evoluir para tendinopatias ou até mesmo fraturas por stress. De qualquer forma, ainda não existem estudos conclusivos sobre estas alegações.

    As meias de compressão vieram para ficar e devem continuar a ser utilizadas por uma legião de corredores. São mais efetivas as que possuem o "pé", ao contrário dos "pernitos" e "manguitos", a versão para membros superiores, que não proporcionam pressão desde o pé ou a mão e desta forma causam o "estrangulamento" de duas regiões na perna: logo abaixo do joelho e pouco acima do tornozelo, e no membro superior: acima do punho e no meio do braço, atrapalhando assim o retorno venoso. E mais importante, após seu uso não se deve deixar uma marca de garrote no topo da perna, o que mostra que a pressão está acima do que é recomendado para aquela pessoa e, portanto, a meia não está exercendo seu papel.

    Mesmo sendo um assunto ainda polêmico e cheio de controvérsias em suas alegações, as meias de compressão podem trazer benefícios para milhares de corredores, desde que utilizadas corretamente e cada um respeitar seus próprios limites. Ainda que representem um avanço tecnológico, as meias não substituem um preparo adequado, treinamento de força concomitante, e o respeito à progressão lenta e gradual do volume, intensidade e frequência dos treinos de todos nós corredores.


    Meias de compressão: cuidado com as promessas

    Atletismo · 06 dez, 2013

    A última novidade no arsenal de equipamentos para os corredores é a meia de compressão, que definitivamente entrou no mundo da corrida após a britânica Paula Radcliff pulverizar o antigo recorde da maratona, no final da década passada, quando venceu a Maratona de Londres usando o famoso acessório. Há muito tempo utilizadas por cirurgiões vasculares para a melhora de sintomas de uma série de condições médicas vasculares, como veias varicosas, veias incompetentes, doenças vasculares periféricas e dores em panturrilhas por edema periférico.

    Acessório virou febre entre os corredores. Foto: Divulgação Acessório virou febre entre os corredores. Foto: Divulgação

    A ideia foi "importada" pelos fabricantes para o mundo da atividade física partindo do mesmo pressuposto: se as meias cumprem a função de auxiliar estes pacientes no que diz respeito à melhora do retorno de sangue a partir dos membros inferiores de volta para o coração, então devem também auxiliar os corredores durante treinos e competições da mesma forma, proporcionando um bombeamento mais efetivo do sangue que desce para as pernas e pés de volta para o coração.

    Sem dúvida que a pressão contínua sobre a panturrilha deve promover uma melhora neste movimento sanguíneo de volta ao coração, mas a própria contração muscular já promove esta ação, além da superfície plantar, quando comprimida durante cada passo. Outras alegações surgiram com a comercialização maciça das meias, como a diminuição da fadiga muscular, do inchaço das pernas após treinos mais longos e prevenção de lesões. O apelo estético também foi amplamente utilizado.

    A ocorrência de veias varicosas, as chamadas varizes, tem como fator principal a genética, sendo que os outros fatores como obesidade, uso de anticoncepcionais e fumo também influenciam, mas são menos importantes. Portanto, o simples uso das meias de compressão não será suficiente para reverter a maior parte dos casos, mas pode ajudar.

    A diminuição da sensação de fadiga, cansaço, e inchaço das pernas ocorre devido à ação de compressão contínua da musculatura pela ação das meias e a prevenção de lesões supostamente tem sua justificativa baseada na ação das meias em diminuir a vibração muscular da panturrilha. Portanto não haveria uma grande ação muscular de tração sobre o osso e não causaria pontos de microfraturas, que poderiam evoluir para tendinopatias ou até mesmo fraturas por stress. De qualquer forma, ainda não existem estudos conclusivos sobre estas alegações.

    As meias de compressão vieram para ficar e devem continuar a ser utilizadas por uma legião de corredores. São mais efetivas as que possuem o "pé", ao contrário dos "pernitos" e "manguitos", a versão para membros superiores, que não proporcionam pressão desde o pé ou a mão e desta forma causam o "estrangulamento" de duas regiões na perna: logo abaixo do joelho e pouco acima do tornozelo, e no membro superior: acima do punho e no meio do braço, atrapalhando assim o retorno venoso. E mais importante, após seu uso não se deve deixar uma marca de garrote no topo da perna, o que mostra que a pressão está acima do que é recomendado para aquela pessoa e, portanto, a meia não está exercendo seu papel.

    Mesmo sendo um assunto ainda polêmico e cheio de controvérsias em suas alegações, as meias de compressão podem trazer benefícios para milhares de corredores, desde que utilizadas corretamente e cada um respeitar seus próprios limites. Ainda que representem um avanço tecnológico, as meias não substituem um preparo adequado, treinamento de força concomitante, e o respeito à progressão lenta e gradual do volume, intensidade e frequência dos treinos de todos nós corredores.

    Overnight oat: café da manhã saudável preparado na noite anterior

    O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas acordar cedo e ter energia para preparar um prato balanceado e saudável é um grande desafio. Para quem sente a preguiça bater de manhã, uma dica: aposte no overnight oat, um café da manhã completo que pode ser preparado dentro de uma caneca na noite anterior.

    Montagem da refeição pode ser feita no copo, alternando camadas de aveia e frutas. Foto: © M.studio - Fotolia.com Montagem da refeição pode ser feita no copo, alternando camadas de aveia e frutas. Foto: © M.studio - Fotolia.com

    Formado principalmente por aveia associada ao leite, iogurte ou whey protein, o overnight oat tem ganhado cada vez mais adeptos da vida saudável. A mistura, que deve ser feita na noite anterior e guardada na geladeira, ainda pode conter farinha de linhaça, chia, nozes e até manteiga de amendoim.

    Porém, o ingrediente chave da mistura são as frutas, que podem variar de acordo com o gosto de cada um. Depois vem o segredo: montar o lanche matinal em camadas, sempre alternando a aveia e as frutas.

    Café da manhã completo - De acordo com a nutricionista Andrea Matarazzo, o preparo é um concentrado de todos os alimentos que o corpo precisa para começar o dia. “O importante é sempre conter fruta, uma fonte de carboidrato e uma fonte de leite. Portanto, não é necessário completar o overnight oat com outro alimento”, explica.

    Porém, a refeição pode sofrer alterações dependendo da dieta de cada um. “Algumas pessoas precisam de uma quantidade maior de cada um desses ingredientes ou, eventualmente, necessitam de outro alimento para complementar a alimentação. Isso acontece muito com atletas que treinam para um objetivo específico”, alerta Andrea.

    Frutas devem ser cortadas em pedaços maiores para não perder a vitamina C. Foto: © Gresei - Fotolia.com Frutas devem ser cortadas em pedaços maiores para não perder a vitamina C. Foto: © Gresei - Fotolia.com

    Dica - A nutricionista também chama a atenção para a forma de preparo do café da manhã, já que ele deve ficar pelo menos por oito horas na geladeira. “As frutas podem perder a vitamina C, portanto eu aconselho que o indivíduo corte as frutas em pedaços maiores para que ela possa conservar a substância”, conclui.


    Overnight oat: café da manhã saudável preparado na noite anterior

    Atletismo · 14 nov, 2013

    O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas acordar cedo e ter energia para preparar um prato balanceado e saudável é um grande desafio. Para quem sente a preguiça bater de manhã, uma dica: aposte no overnight oat, um café da manhã completo que pode ser preparado dentro de uma caneca na noite anterior.

    Montagem da refeição pode ser feita no copo, alternando camadas de aveia e frutas. Foto: © M.studio - Fotolia.com Montagem da refeição pode ser feita no copo, alternando camadas de aveia e frutas. Foto: © M.studio - Fotolia.com

    Formado principalmente por aveia associada ao leite, iogurte ou whey protein, o overnight oat tem ganhado cada vez mais adeptos da vida saudável. A mistura, que deve ser feita na noite anterior e guardada na geladeira, ainda pode conter farinha de linhaça, chia, nozes e até manteiga de amendoim.

    Porém, o ingrediente chave da mistura são as frutas, que podem variar de acordo com o gosto de cada um. Depois vem o segredo: montar o lanche matinal em camadas, sempre alternando a aveia e as frutas.

    Café da manhã completo - De acordo com a nutricionista Andrea Matarazzo, o preparo é um concentrado de todos os alimentos que o corpo precisa para começar o dia. “O importante é sempre conter fruta, uma fonte de carboidrato e uma fonte de leite. Portanto, não é necessário completar o overnight oat com outro alimento”, explica.

    Porém, a refeição pode sofrer alterações dependendo da dieta de cada um. “Algumas pessoas precisam de uma quantidade maior de cada um desses ingredientes ou, eventualmente, necessitam de outro alimento para complementar a alimentação. Isso acontece muito com atletas que treinam para um objetivo específico”, alerta Andrea.

    Frutas devem ser cortadas em pedaços maiores para não perder a vitamina C. Foto: © Gresei - Fotolia.com Frutas devem ser cortadas em pedaços maiores para não perder a vitamina C. Foto: © Gresei - Fotolia.com

    Dica - A nutricionista também chama a atenção para a forma de preparo do café da manhã, já que ele deve ficar pelo menos por oito horas na geladeira. “As frutas podem perder a vitamina C, portanto eu aconselho que o indivíduo corte as frutas em pedaços maiores para que ela possa conservar a substância”, conclui.

    Medicamentos podem proporcionar aumento de peso?

    Ao começar a notar os quilinhos a mais na balança, a primeira providência é iniciar uma dieta com uma série de restrições. Problemas de tireóide, sedentarismo, derrapadas na dieta...são muitas as causas do aumento de peso, mas uma delas pode não ser culpa do seu corpo ou da falta de exercícios.

    Corticóides podem causar aumento de peso de até 20 quilos em um ano. Foto: Alexander Kalina/ stock.xchng Corticóides podem causar aumento de peso de até 20 quilos em um ano. Foto: Alexander Kalina/ stock.xchng

    Alguns medicamentos podem proporcionar retenção de líquidos, desaceleração do metabolismo e aumento de apetite. Porém, interromper a dosagem dos remédios é uma decisão que deve ser feita somente pelo médico que o prescreveu.

    A culpa é das pílulas! - De acordo com Paulo Giorelli, médico nutrólogo e diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), os principais medicamentos que podem causar aumento de peso são os antidepressivos, neurolépticos, pílulas anticoncepcionais, corticoides, ansiolíticos ou anti-histamínicos, e orexígenos. “Remédios para transtornos de humor também acarretam ganho de peso”, conta.

    Paulo afirma que antidepressivos e neurolépticos agem por meio de neurotransmissores e provocam fome, enquanto as pílulas anticoncepcionais contam com o estrógeno, uma substância que promove a retenção de água. Já os ansiolíticos ou anti-histamínicos têm altas doses de difenidramina, uma molécula que desacelera o metabolismo.

    “Porém, o corticoide é o grande vilão do ganho de peso. “Pacientes que tomam doses altas por um tempo prolongado podem ganhar até 20 quilos em um ano”, conta. Segundo o médico, drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides, são outros medicamentos que estão entre os maiores culpados do aumento do número na balança.

    Lutando contra a balança - Alguns alimentos podem ajudar a controlar o apetite e diminuir os efeitos dos medicamentos. Produtos com grande capacidade de saciedade são ideais.

    “Alimentos ricos em vitamina C apresentam propriedades que diluem a gordura, a qual pode ser expulsa pelo organismo com maior facilidade. Além disso, há uma substância presente nesses alimentos que diminui o nível de absorção de glicose pelo corpo, a pectina”, orienta Paulo. Segundo o profissional, a fibra faz com que a absorção de açúcar ocorra mais lentamente, evitando que se transforme em gordura.

    Alimentos que saciam podem ajudar a reverter o aumento do peso da balança. Foto: Cathy Kaplan/ stock.xchng Alimentos que saciam podem ajudar a reverter o aumento do peso da balança. Foto: Cathy Kaplan/ stock.xchng

    As fibras solúveis presentes na aveia, feijão, legumes, ervilhas, maçãs e frutas cítricas também podem ser uma boa alternativa. “Em contato com a água, elas se dissolvem e formam uma espécie de gel, aumentando o bolo alimentar e ocupando o organismo com a digestão, o que fornece a sensação de saciedade por um tempo prolongado”, completa o nutrólogo.

    Não deixe para trás as proteínas: carnes são importantes fontes de vitamina B12, que ajuda na perda de gordura. Aproveite para temperar o alimento com alho, que contém alicina, uma substância que impede que o colesterol se fixe nas paredes de vasos sanguíneos.

    Dicas - “A dica é ingerir cenouras cerca de 20 minutos antes de se sentar à mesa para o almoço ou jantar”, sugere Paulo. Tomar um copo de água antes das refeições também reduz o apetite, acelera o metabolismo e dilui as toxinas e o excesso de sódio no organismo, o que provoca a sensação de inchaço e por isso dará a sensação de saciedade mais rapidamente.

    Alimentos que produzem a sensação de saciedade:

  • Molho de pimenta
  • Linhaça
  • Salada
  • Whey Protein
  • Amêndoas
  • Café
  • Gengibre
  • Abacate
  • Pimenta Cayenne
  • Maçãs
  • Ovos
  • Água
  • Batata Doce
  • Ameixas umeboxi
  • Sopa de legumes
  • Tofu
  • Raiz forte
  • Chá verde
  • Aveia
  • Sucos de vegetais
  • Verduras folhosas verde escuras
  • Salmão
  • Canela
  • Leite Desnatado

  • Medicamentos podem proporcionar aumento de peso?

    Atletismo · 30 out, 2013

    Ao começar a notar os quilinhos a mais na balança, a primeira providência é iniciar uma dieta com uma série de restrições. Problemas de tireóide, sedentarismo, derrapadas na dieta...são muitas as causas do aumento de peso, mas uma delas pode não ser culpa do seu corpo ou da falta de exercícios.

    Corticóides podem causar aumento de peso de até 20 quilos em um ano. Foto: Alexander Kalina/ stock.xchng Corticóides podem causar aumento de peso de até 20 quilos em um ano. Foto: Alexander Kalina/ stock.xchng

    Alguns medicamentos podem proporcionar retenção de líquidos, desaceleração do metabolismo e aumento de apetite. Porém, interromper a dosagem dos remédios é uma decisão que deve ser feita somente pelo médico que o prescreveu.

    A culpa é das pílulas! - De acordo com Paulo Giorelli, médico nutrólogo e diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), os principais medicamentos que podem causar aumento de peso são os antidepressivos, neurolépticos, pílulas anticoncepcionais, corticoides, ansiolíticos ou anti-histamínicos, e orexígenos. “Remédios para transtornos de humor também acarretam ganho de peso”, conta.

    Paulo afirma que antidepressivos e neurolépticos agem por meio de neurotransmissores e provocam fome, enquanto as pílulas anticoncepcionais contam com o estrógeno, uma substância que promove a retenção de água. Já os ansiolíticos ou anti-histamínicos têm altas doses de difenidramina, uma molécula que desacelera o metabolismo.

    “Porém, o corticoide é o grande vilão do ganho de peso. “Pacientes que tomam doses altas por um tempo prolongado podem ganhar até 20 quilos em um ano”, conta. Segundo o médico, drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides, são outros medicamentos que estão entre os maiores culpados do aumento do número na balança.

    Lutando contra a balança - Alguns alimentos podem ajudar a controlar o apetite e diminuir os efeitos dos medicamentos. Produtos com grande capacidade de saciedade são ideais.

    “Alimentos ricos em vitamina C apresentam propriedades que diluem a gordura, a qual pode ser expulsa pelo organismo com maior facilidade. Além disso, há uma substância presente nesses alimentos que diminui o nível de absorção de glicose pelo corpo, a pectina”, orienta Paulo. Segundo o profissional, a fibra faz com que a absorção de açúcar ocorra mais lentamente, evitando que se transforme em gordura.

    Alimentos que saciam podem ajudar a reverter o aumento do peso da balança. Foto: Cathy Kaplan/ stock.xchng Alimentos que saciam podem ajudar a reverter o aumento do peso da balança. Foto: Cathy Kaplan/ stock.xchng

    As fibras solúveis presentes na aveia, feijão, legumes, ervilhas, maçãs e frutas cítricas também podem ser uma boa alternativa. “Em contato com a água, elas se dissolvem e formam uma espécie de gel, aumentando o bolo alimentar e ocupando o organismo com a digestão, o que fornece a sensação de saciedade por um tempo prolongado”, completa o nutrólogo.

    Não deixe para trás as proteínas: carnes são importantes fontes de vitamina B12, que ajuda na perda de gordura. Aproveite para temperar o alimento com alho, que contém alicina, uma substância que impede que o colesterol se fixe nas paredes de vasos sanguíneos.

    Dicas - “A dica é ingerir cenouras cerca de 20 minutos antes de se sentar à mesa para o almoço ou jantar”, sugere Paulo. Tomar um copo de água antes das refeições também reduz o apetite, acelera o metabolismo e dilui as toxinas e o excesso de sódio no organismo, o que provoca a sensação de inchaço e por isso dará a sensação de saciedade mais rapidamente.

    Alimentos que produzem a sensação de saciedade:

  • Molho de pimenta
  • Linhaça
  • Salada
  • Whey Protein
  • Amêndoas
  • Café
  • Gengibre
  • Abacate
  • Pimenta Cayenne
  • Maçãs
  • Ovos
  • Água
  • Batata Doce
  • Ameixas umeboxi
  • Sopa de legumes
  • Tofu
  • Raiz forte
  • Chá verde
  • Aveia
  • Sucos de vegetais
  • Verduras folhosas verde escuras
  • Salmão
  • Canela
  • Leite Desnatado
  • Alimentos que liberam endorfina trazem risco para a saúde

    Limpar o prato, lamber os dedos e sentir prazer em comer: esses são os sintomas causados por alimentos que liberam a endorfina, substância química neurotransmissora responsável pelas sensações de bem-estar. Por isso, muitas vezes, é tão difícil o cérebro aceitar que o organismo já está satisfeito e não precisa de mais comida.

    Pimenta é um alimento responsável por liberar endorfina no organismo. Foto: Slavik Gormah/ stock.xchng Pimenta é um alimento responsável por liberar endorfina no organismo. Foto: Slavik Gormah/ stock.xchng

    Prato recheado por alimentos coloridos é sinônimo de saúde?
    Dia do Lixo: reservar um dia para comer de tudo vale a pena?

    Além disso, os alimentos que causam essa sensação prazerosa no corpo causam problemas de saúde se forem consumidos em excesso. São eles: açúcar, gordura, chocolate, carnes e pimenta.

    Segundo Vivian Suen, médica nutróloga da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), todos esses produtos devem ser consumidos, pois fazem bem para a saúde, porém sempre em um equilíbrio. “Por exemplo, a carne tem proteína e ferro que o organismo necessita para poder funcionar corretamente”, afirma.

    Ganho de peso - Além de prejudicar a saúde, consumir uma quantidade tão alta de calorias causa aumento expressivo no peso. Com esse aumento de massa gorda, também começam a aparecer problemas vasculares e psicológicos.

    Carne tem proteína e ferro, mas deve ser consumida com moderação. Foto: Javier Armendariz/ stock.xchng Carne tem proteína e ferro, mas deve ser consumida com moderação. Foto: Javier Armendariz/ stock.xchng

    Transtornos alimentares - De acordo com a nutróloga, é comum que pessoas ansiosas procurem conforto nesses alimentos e busquem essa sensação de relaxamento. “As endorfinas também proporcionam uma sensação de euforia”, completa.

    A compulsão alimentar também pode estar ligada a essa necessidade de sentir prazer com os alimentos. Enquanto algumas pessoas utilizam a comida para se punir de algum sentimento, outras encontram nela uma aliada para garantir uma sensação de conforto quando se sentir reprimida ou atingida pela sociedade.

    Substituição - Vivian conta que substituir esses alimentos é uma tarefa difícil, já que produtos saudáveis não contam com altas doses de endorfina. “O que se pode fazer é tentar encontrar um equilíbrio para não consumi-lo em excesso”, conclui.


    Alimentos que liberam endorfina trazem risco para a saúde

    Atletismo · 28 out, 2013

    Limpar o prato, lamber os dedos e sentir prazer em comer: esses são os sintomas causados por alimentos que liberam a endorfina, substância química neurotransmissora responsável pelas sensações de bem-estar. Por isso, muitas vezes, é tão difícil o cérebro aceitar que o organismo já está satisfeito e não precisa de mais comida.

    Pimenta é um alimento responsável por liberar endorfina no organismo. Foto: Slavik Gormah/ stock.xchng Pimenta é um alimento responsável por liberar endorfina no organismo. Foto: Slavik Gormah/ stock.xchng

    Prato recheado por alimentos coloridos é sinônimo de saúde?
    Dia do Lixo: reservar um dia para comer de tudo vale a pena?

    Além disso, os alimentos que causam essa sensação prazerosa no corpo causam problemas de saúde se forem consumidos em excesso. São eles: açúcar, gordura, chocolate, carnes e pimenta.

    Segundo Vivian Suen, médica nutróloga da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), todos esses produtos devem ser consumidos, pois fazem bem para a saúde, porém sempre em um equilíbrio. “Por exemplo, a carne tem proteína e ferro que o organismo necessita para poder funcionar corretamente”, afirma.

    Ganho de peso - Além de prejudicar a saúde, consumir uma quantidade tão alta de calorias causa aumento expressivo no peso. Com esse aumento de massa gorda, também começam a aparecer problemas vasculares e psicológicos.

    Carne tem proteína e ferro, mas deve ser consumida com moderação. Foto: Javier Armendariz/ stock.xchng Carne tem proteína e ferro, mas deve ser consumida com moderação. Foto: Javier Armendariz/ stock.xchng

    Transtornos alimentares - De acordo com a nutróloga, é comum que pessoas ansiosas procurem conforto nesses alimentos e busquem essa sensação de relaxamento. “As endorfinas também proporcionam uma sensação de euforia”, completa.

    A compulsão alimentar também pode estar ligada a essa necessidade de sentir prazer com os alimentos. Enquanto algumas pessoas utilizam a comida para se punir de algum sentimento, outras encontram nela uma aliada para garantir uma sensação de conforto quando se sentir reprimida ou atingida pela sociedade.

    Substituição - Vivian conta que substituir esses alimentos é uma tarefa difícil, já que produtos saudáveis não contam com altas doses de endorfina. “O que se pode fazer é tentar encontrar um equilíbrio para não consumi-lo em excesso”, conclui.

    Aparelho com GPS dita caminho com segurança para ciclistas

    Atletismo · 28 out, 2013

    Com a invenção e aperfeiçoamento do GPS, é raro encontrar um celular que não conte com o aplicativo de navegação. Motivo de amor por alguns corredores e de desconfiança por outros, ao mesmo tempo em que o sistema ajuda atletas a traçar rotas seguras, ele acaba sendo dependente das orientações do aparelho.

    Luzes alertam ciclista e mostram caminho mais seguro. Foto: Divulgação/ YankoDesign Luzes alertam ciclista e mostram caminho mais seguro. Foto: Divulgação/ YankoDesign

    Para os ciclistas ocorre o mesmo, porém com um agravante: é necessário fazer uma pausa ou tirar a vista do caminho por alguns segundos para poder se consultar. Essa manobra coloca a vida do ciclista, motoristas e pedestres.

    Por isso, a equipe de designers Piet Morgan, Laurence Wattrus, Raveen Beemsingh, da empresa Dragon Innovation criou o Hammerhead, um aparelho intalado no guidão da bike para facilitar a navegação com segurança. O acessório é conectado ao celular e emite setas luminosas que indicam o caminho a ser seguido, sempre sugerindo o percurso mais seguro.

    O produto precisava de investimento para ser produzido e contou com ajuda dos internautas. Com uma meta de 145 dólares, o Hammerhead recebeu 190,86 dólares e será vendido por aproximadamente 78 dólares (R$ 180).