Câncer de mama: Saiba como fazer o auto exame

Redação Webrun | Caminhada · 10 maio, 2005

Para aproveitar a próxima etapa do Circuito IBCC 2005, que acontece no próximo dia 15, aí vão algumas informações sobre o auto-exame, muito importante para prevenir o câncer de mama. As instruções a seguir devem ser seguidas uma semana antes da menstruação. Após a menopausa, as mamas devem ser examinadas no primeiro dia de cada mês.

No banho:Levante um braço e toque cada parte do seio suavemente, com os dedos esticados. Use a mão direita para examinar o seio esquerdo e a mão esquerda para examinar os seio direito. Procure sentir caroços ou nódulos.

Diante do Espelho Levante os braços e procure alguma alteração no tamanho, forma e contorno de cada seio. Fique atenta também à existência de alguma rugosidade, entradas ou alterações na textura da pele e aperte os mamilos de forma suave, procurando secreções.

Deitada: Coloque a mão direita atrás da cabeça e, com a mão esquerda e os dedos médio e indicador esticados, pressione levemente a mama direita com movimentos circulares, desde a periferia até o mamilo. Com a mão direita, repita o procedimento no seio esquerdo.

De pé: Pressione levemente o mamilo entre o polegar e o indicador e verifique se há algum tipo de secreção. Repita o mesmo movimento circular para examinar as axilas.

Se você encontrar algum tipo de alteração, procure um médico imediatamente, pois quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de cura.

Lembre-se que o auto-exame não substitui os exames periódicos, que você deve fazer com um médico especialista.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!