Uma vitória que ficou na história do Campeonato Europeu. Já ouvimos falar de pessoas que passam por contratempos nos longos 42 kilômetros de uma maratona mas a imagem de Volha Mazuronak atravessando a largada impressiona. A atleta bielorrussa teve uma hemorragia nasal por volta dos 30 minutos de corrida. Além de lidar com o sangramento, Volha ainda sofreu um erro de percurso no final da prova. Mas o ouro tinha que ser dela, que conseguiu cruzar a chegada e,m primeiro lugar com 2h26min22s.
A sorte não estava ao lado de Volha Mazuronak, porém a moça demonstrou seu talento como corredora. Após os sangramento inicial, a atleta se limpou com esponja e água da estação. Tentando conter o sangue, sujou o rosto, mãos e peito.
Voltando para a corrida, ela conseguiu abrir uma grande vantagem entre as demais atletas. Nas ultimas centenas finais onde parecia que nada poderia tirar o título de Mazuronak, ela errou uma curva e teve de voltar. A vantagem a permitiu vencer com seis segundos de diferença entre o segundo lugar, a francesa Clemence Calvin que cruzou a chegada com 2h26min28s. A tcheca Eva Vrabcova-Nyvlktova completou o pódio com nove segundos de diferença entre Volha.
A maratona feminina do Campeonato Europeu foi o primeiro ouro na carreira internacional da atleta de Belarus, conquistado no domingo dia 12 de agosto. Quando competiu as Olimpíadas de 2016 no Rio, Mazuronak ficou em quinto lugar.
+ Participe da 57º Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama