Cruz ficou muito contente com a vitória (foto: Sérgio Shibuya/ ZDL)
No último domingo (08/10) a região do Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebeu a prova 10k Brasil Caixa, competição que teve largada e chegada nas imediações da Assembléia Legislativa, na Avenida Pedro Álvares Cabral. A vitória ficou com o tanzaniano Martin Hhaway entre os homens e com a piauiense Cruz Nonata da Silva entre as mulheres.
Após um sábado de muito calor e uma madrugada chuvosa em São Paulo, o domingo amanheceu com temperatura amena (20ºC), tempo parcialmente encoberto e uma leve brisa, condição perfeita para os quase três mil participantes. Martin fechou a disputa com o tempo de 29min57, oito segundos à frente do queniano Titus Kosgei Kibii, segundo colocado com o tempo de 30min05. O brasileiro Damião Ancelmo de Souza, de Alagoas, foi o melhor representante canarinho, ao chegar em terceiro com o tempo de 30min13.
“Fiquei feliz com essa vitória, apesar de achar que poderia ter feito um tempo melhor. Esperava fechar prova na casa dos 28 minutos”, lembra o campeão. Para Damião, o resultado foi satisfatório, já que ele não estava na melhor forma. “Eu me superei e alcancei um resultado que não esperava, pois esta é a terceira prova que participei depois da lesão que sofri na Maratona do Rio de Janeiro”, comenta. “Acho que se estivesse um pouco melhor fisicamente, daria para fazer frente aos estrangeiros”, completa.
Já a brasileira Cruz Nonata estreou na disputa e abriu um largo sorriso ao cruzar a linha de chegada na primeira colocação, resultado de um grande esforço para superar adversárias que estão acostumadas com o percurso. “Usei a estratégia de tentar abrir do pelotão da frente após o sexto quilômetro e acabou dando certo”, lembra a campeã do Troféu Brasil de Atletismo 2009 nos 5.000m e também nos 10 mil.
Ela fechou a disputa com 35min31, seguida por sua conterrânea Conceição de Maria Carvalho de Oliveira, com 35min46 e pela baiana Marizete Moreira dos Santos com 35min56. “Realmente estou tendo um ótimo ano e espero continuar obtendo resultados até a São Silvestre, finaliza Cruz.
O evento contou também com uma disputa menor, de 4,3 quilômetros, prova que foi vencida por Jonatas Silva Melo (12min42), seguido por Luciano Cesar da Silva (12min43) e Cristian Teixeira da Cruz Souza (12min43). No feminino Julia Bortoloto de Albuquerque foi a melhor com 18min17, seguida por Mary Ezequiel com 19min20 e Suzana Palma com 21min18.
Este texto foi escrito por: Webrun