O revezamento 4×400 fechou o Troféu Brasil (foto: Monique/ www.webrun.com.br)
Direto do Troféu Brasil A última disputa do Troféu Brasil de Atletismo, o revezamento 4x400m, que aconteceu neste domingo, no Centro Olímpico de São Paulo, exigiu mais força dos atletas que quiseram voltar para casa com mais medalhas. A equipe campeã na disputa feminina foi a BM&F Bovespa, que venceu com a marca de 3min37. Já o segundo e o terceiro lugar ficaram para o Esporte Clube Pinheiros e para a Orcampi Unimed, que finalizaram a prova com os tempos de 3min45 e 3min49, respectivamente.
O 4×4 é muita superação porque a gente já vem cansada de outras competições anteriores. Além disso, estamos em um grupo, se a gente não faz o máximo a companheira tem que compensar para equilibrar, diz Perla dos Santos, da BM&F Bovespa. Também ficamos muito confiantes que vamos repetir o resultado no PAM do ano que vem, acrescenta.
A outra atleta que subiu ao pódio, Christiane dos Santos, da Pinheiros, acredita que a disputa exige muita responsabilidade. Em uma prova como essa a gente tem um compromisso maior. Se eu erro na prova individual assumo sozinha a falha, mas no revezamento a equipe inteira pode ser prejudicada, conta a corredora.
Já para a integrante da Orcampi Unimed, Joelma Souza, faltaram mais competidoras de 400m na equipe, pois essa modalidade oferece mais resistência. Nós fomos para cima e tentamos um segundo lugar. Mas estamos satisfeitas com a terceira colocação. Só acho que se existisse mais competidoras de 400m nós nos sairíamos melhor.
Masculino – Entre os homens, as equipes ganhadoras no revezamento 4x400m foram o Esporte Clube Pinheiros, que chegou em 3min08, a BM&F Bovespa, campeã com a marca de 3min09seg36, e a Orcampi Unimed, terceiro lugar aos 3min09seg37.
Eu me dediquei muito nos 800m, então vim mais tranqüilo para o revezamento. A gente também treinou o ano inteiro e quando os quatro integrantes fazem um trabalho legal o resultado só pode ser bom, diz Kleberson Davide, medalhista nos 400 e 800m, do Pinheiros.
Já Diomar de Souza, da BM&F, afirma que Kleberson e Fabiano Peçanha ajudaram muito a equipe adversária a chegar em primeiro lugar. A prova foi boa para eles porque a equipe tem mais corredores de resistência, a nossa tinha mais velocistas e o cansaço prejudicou bastante.
Assim como a maioria dos demais atletas que participaram da disputa 4×400, o atleta Sidnei Mendonça, integrante da Orcampi Unimed, não achou a prova fácil. É uma prova dolorida, que exige muito esforço. Mas a equipe toda estava bem preparada e entrou na pista com o objetivo de ficar em primeiro. Infelizmente teve alguns erros e estamos motivados a melhorar na próxima, reflete.
Equipe líder A BM&F Bovespa foi a equipe que obteve maior pontuação durante o Troféu Brasil de atletismo, com a soma de 359 pontos. Em segundo e terceiro lugar vieram o Esporte Clube Pinheiros, que ficou com 135, e aOrcampi Unimed, terceira posição com 97 pontos, respectivamente.
Este texto foi escrito por: Monique Barleben