O etíope Ambesse Tolossa venceu a Maratona de Honolulu, Havaí, no último domingo. Ele cruzou a linha de chegada no tempo de 2h13min42 e surpreendeu os adversários Jimmy Muindi, do Quênia, que pretendia travar uma briga pelo pódio com o americano Mbarak Hussein, ambos maiores vencedores da prova. Mas foi Tolossa que garantiu a melhor marca.
Segundo o campeão, o percurso de Honolulu é bem parecido com o revelo da Etiópia, com muitas subidas e descidas, e isso facilitou bastante. A disputa foi acirrada do começo ao fim. Tolossa conseguiu abrir vantagem somente nos quilômetros finais.
Muindi ficou com a segunda posição em 2h14min39. Já o terceiro lugar foi para o também queniano Eric Waiaina (2h16min08). Entre as mulheres a campeã foi a russa Lyubov Denisova em 2h27min19 seguida por sua compatriota Alevtina Biktimirova (2h29min42) e pela japonesa Eri Hayakawa (2h32min31).
De acordo com os organizadores, participaram da competição 28.635 pessoas, O curioso é que e desse grupo 17 mil participantes eram do Japão. Esta é a terceira maior maratona dos Estados Unidos.
Este texto foi escrito por: Webrun